Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Palestra sobre instituições públicas e definição de melhores trabalhos fecham III Simpósio

Extensão

Evento, que trata de Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto do Campus Santos Dumont, foi realizado de forma integralmente on-line de terça a quinta-feira desta semana
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra eleitora sentada e registrando seu voto enquanto a bibliotecária Érica Melo e o professor Tadeu Pereira, em pé, organizam listas sobre uma mesa. No fundo, aparece uma urna de votação. A foto, de 2019, remete ao concurso para escolha do nome da Biblioteca do Campus Santos Dumont. O nome vencedor foi Acyr Loureiro Lima.

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) celebrou, nos últimos dias, os três elementos indissociáveis de sua atuação. O III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, com o tema "Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia", foi concluído ontem, com a palestra de encerramento "A importância das instituições públicas no enfrentamento da pandemia da Covid-19", ministrada pelo professor Dr. Unaí Tupinambás, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e também com a avaliação dos melhores trabalhos de cada eixo, que você conhecerá no fim desta reportagem.

Doutor na área de Infectologia e Medicina Tropical, Unaí é também membro dos comitês de enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da própria universidade mineira. Durante sua palestra, o médico fez uma enfática defesa das instituições públicas por seu papel no combate à pandemia, citando nominalmente, a título de exemplo, a UFMG, o Instituto Butantan, a Fundação Fiocruz e o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dr. Unaí lembrou que, no contexto educacional, as instituições, "vivas, criativas e responsáveis" que são, criaram uma infinidade de projetos de extensão para apoiar a sociedade no momento e nas carências em que ela mais precisou, como nos exemplos da UFMG em mapeamento de políticas públicas, produção de álcool em gel e rastreamento da contaminação pelo novo coronavírus em Belo Horizonte. O SUS foi o outro grande destaque da explanação do palestrante. O sistema público responde pela imensa maioria de atendimentos no país e, na visão do professor, é uma conquista a ser defendida e valorizada em função de sua universalidade.

Veja aqui a apresentação compartilhada pelo professor com o Campus Santos Dumont

Após a palestra, Unaí Tupinambás respondeu a perguntas formuladas por servidores e estudantes do IF Sudeste MG. Também participaram do encerramento do III Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, e o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Márcio Delgado, que mediou a transmissão.

"Mais do que nunca, precisamos estar perto da sociedade. Neste momento, com crises econômica e sanitária, entendemos que temos ferramentas para ajudar por meio dos nossos cursos e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Este simpósio mostra que conseguimos fazer isso, auxiliando na emancipação da nossa comunidade", afirmou o professor André Diniz, que, reitor eleito do IF Sudeste MG, conclui neste ano seu mandato como diretor-geral do Campus Santos Dumont.

Avaliação dos trabalhos

Veja a seguir a indicação dos trabalhos mais bem avaliados dos eixos Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os 17 apresentados durante o III Simpósio. Você assiste a todas as apresentações aqui na playlist.

Eixo Ensino: Um nome, uma identidade: concurso para escolha do nome da Biblioteca do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont (Érica Mello e Tadeu Pereira), com média de 100 pontos. Veja aqui.

Eixo Pesquisa: Aplicação do Phased Array na Inspeção de Trilhos Ferroviários (Fernando Caneschi e Philipe Pacheco), com média de 99 pontos. Veja aqui.

Eixo Extensão: Quarentenados em Ação (Coordenação: Izabel Rodrigues; equipe completa relacionada na apresentação) e Em contos com a literatura afro-brasileira: a experiência de um Clube de Leitura On-Line (Abel Fortes, Érica Mello e Paula Souza), ambos com média de 100 pontos. Veja aqui e aqui.

O Campus Santos Dumont parabeniza todos os servidores e estudantes que participaram desta edição diferente, porém igualmente especial, do nosso Simpósio. A comissão organizadora do evento é presidida pela coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Santos Dumont, Iara Nascimento.