Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Participe do Clube de Leitura On-line da Biblioteca Acyr Loureiro Lima
conteúdo

Pesquisa

Participe do Clube de Leitura On-line da Biblioteca Acyr Loureiro Lima

Projeto do Campus Santos Dumont é gratuito, aberto a todas as pessoas e utilizará aplicativos de mensagens e de videochamadas

A Biblioteca Acyr Loureiro Lima, do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), oferecerá mais uma alternativa de acesso ao conhecimento durante o período de suspensão das atividades regulares da instituição. Sob supervisão das bibliotecárias Paula Souza e Érica Veloso, o Clube de Leitura On-line é aberto a todas as pessoas e promoverá rodas de conversa virtuais sobre obras literárias. O primeiro livro debatido será “Olhos d’Água”, de Conceição Evaristo, que reúne 15 contos e será disponibilizado on-line aos membros do clube.

Até 18 maio, todas as pessoas poderão ingressar no grupo do clube no WhatsApp por meio deste link. O calendário de atividades se inicia em 19 de maio, com o debate sobre o primeiro conto de “Olhos d'Água”. A discussão desta obra, em que a autora aborda violência urbana e pobreza que acometem parte da população afro-brasileira, será uma parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Santos Dumont.

Cada debate de conto ou capítulo da obra terá um(a) mediador(a) especialista e um(a) técnico(a), para orientar e organizar as discussões. Estão nesse time o poeta e professor Natalino Oliveira (Campus Muriaé), a jornalista e servidora Iara Nascimento, a aluna de Licenciatura em Matemática Maria Luiza Magalhães, as professoras de Português Antônia Barbosa e Luciana Edina da Silva e a especialista em Literatura e Cultura Afro-brasileiras Denise do Nascimento Santos (saiba mais sobre todos na galeria de fotos desta reportagem).

"De certo ponto de vista, é como um clube tradicional, em que a gente reúne as pessoas para ler e comentar uma determinada obra", explicou a bibliotecária Paula Souza, "mas neste caso será on-line. Além de ser um projeto de incentivo à leitura, com a boa companhia de um livro, a ideia é que seja também um espaço para interação entre as pessoas durante esse período de quarentena".

As reuniões serão realizadas por meio de um aplicativo de videochamadas, mas as atividades se estendem às mensagens compartilhadas pelo grupo. O cronograma para o livro “Olhos d’Água” prevê 15 reuniões, uma dedicada a cada conto, entre 19 de maio e 20 de julho. Os horários variam: 15h, 17h, 17h30 e 18h, dependendo do dia.

Primeiros debates

O conto que será debatido em 19 de maio (terça-feira), às 18h, tem o mesmo título do livro, “Olhos d’Água”. O grupo já definiu que o mediador especialista será o professor Natalino Oliveira. Excepcionalmente na primeira semana, haverá um segundo debate logo no dia seguinte, em 20 de maio, às 17h30. O assunto será o conto “Ana Davenga”, mediado pela servidora Iara Nascimento na condição de especialista.