Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Resolver problemas e inovar: Campus Santos Dumont oferece curso de Introdução ao Design Thinking

Destaque

Capacitação gratuita, com duração de 20 horas, está relacionada ao novo laboratório SD Maker e abre dez vagas para o público em geral; inscrições acontecem a partir desta segunda-feira, 30 de agosto
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra divulgação de curso básico - "Design Thinking, muito prazer!". Inscrições de 30/8 a 5/9 por formulário do Google. À esquerda, aparece a logomarca do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. À direita, aparece uma mulher, jovem, com a expressão de quem acaba de ter uma ideia inovadora.

O Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG foi, ainda em 2020, uma das unidades do Instituto Federal selecionadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para receber o IFMaker, um espaço para aprender fazendo (metodologia Learn by doing). Em breve, mais informações sobre o laboratório SD Maker, que já conta com uma equipe de 18 pessoas, entre servidores e alunos, trabalhando para deixar tudo pronto. O que já existe neste momento é uma oportunidade diretamente relacionada às atividades do laboratório: um curso de Introdução ao Design Thinking (DT, abordagem voltada à resolução de problemas e à inovação), que abre dez vagas para o público em geral (qualquer pessoa, independentemente de ser ligada ou não ao IF, com mais de 15 anos).

A capacitação "Design Thinking, muito prazer" terá um total de 20 horas, entre videoaulas na plataforma Google Classroom (assim, todos os participantes devem ter conta no Gmail) e o estudo de materiais complementares, e será oferecida pela Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi) do Campus Santos Dumont. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas desta segunda-feira (30 de agosto), a partir das 10h, até 5 de setembro pelo formulário eletrônico em https://forms.gle/inqZo6PZSBqco4Z2A. Mas atenção: a formação da turma será determinada pela ordem de cadastro dos interessados.

Acesse aqui o formulário e cadastre-se

Leia aqui a chamada pública para as inscrições

Além das dez pessoas do público em geral, participarão do curso todos os membros da equipe do SD Maker. Isso porque o tema tem tudo a ver com a criatividade para viabilizar soluções e inovações, que será tão bem-vinda e necessária aos projetos que o novo laboratório receberá, envolvendo nossos alunos, estudantes de outras instituições e a comunidade de forma geral.

eu extraordinário.jpg
#pratodosverem: Aluno Carlos Eduardo Ferreira Júnior aparece à direita. À esquerda, pôster do projeto Eu Extraordinário, durante apresentação no Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont.

"Este curso tem como objetivo geral apresentar o Design Thinking, observando conceitos e elementos que possibilitem um primeiro contato com a abordagem, oferecendo noções básicas para o desenvolvimento do pensamento voltado à resolução de problemas", explica a coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Iara Nascimento, instrutora da capacitação, que acontecerá de 8 de setembro a 15 de outubro e terá certificação para todos os participantes.

O processo do DT, conforme será apresentado aos participantes, terá as seguintes etapas: desafio; empatia; ideação; prototipagem; teste. O aluno Carlos Eduardo Ferreira Júnior, da Engenharia Ferroviária e Metroviária do IF Sudeste MG, atuará como voluntário na capacitação. Ele já participou de um projeto de ensino na instituição - "Eu Extraordinário" - que trabalhou com o Design Thinking, uma abordagem que lhe ajudou em diversos aspectos.

"Foi uma grande oportunidade para descobrir uma abordagem de construção de ideias e processos criativos", relatou o futuro engenheiro. "Percebi que é muito útil e aplicável não só na minha área, que é voltada ao desenvolvimento de projetos, mas também em nossa vida em geral. É uma perspectiva, um olhar diferente para as coisas que estão acontecendo na nossa vida o tempo todo. Então, para mim foi muito positivo participar e também agora ter a chance de passar isso para as outras pessoas, como já aconteceu, por exemplo, no Dia Mundial da Criatividade (quando fez uma apresentação em vídeo sobre o tema)".

Se você tiver dúvidas, pode enviar mensagem a iara.nascimento@ifsudestemg.edu.br.

registrado em: ,