Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pesquisa > Qualificação do Servidor > Participação em eventos
conteúdo

Participação em eventos

Apoio à participação em eventos acadêmico-científico

O servidor/pesquisador que teve trabalho aprovado para apresentação em congressos, seminários e demais eventos acadêmico-científicos de âmbito nacional ou internacional, será apoiado em até duas participações resguardada a limitação orçamentária do Campus Juiz de Fora e as especificidades de cada caso. 

Para os eventos nacionais, podem ser concedidos  diária, passagem e taxa de inscrição. Para eventos internacionais são concedidas apenas as diárias e taxa de inscrição, dependendo a disponibilidade orçamentária. Portaria 0126/2010 alterada pela Portaria 352/2016.

O início do processo e as demais orientações e formulários se dará no respectivo departamento acadêmico de lotação ou diretamente com a chefia imediata. 

Formulário de Liberação para Afastamento de Curta Duração (Afastamento no país)

Formulário de Solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (Afastamento do país)

Orientações para afastamento do país

Requisição de concessão de diárias

Reembolso de taxa de inscrição

Requisição de taxa de inscrição

Modelo de Projeto Básico para Curso de Capacitação

Reembolso de Despacho de Bagagem

Prorrogação de Viagem

Após o encerramento do evento o servidor/pesquisador deverá entregar, no Gabinete, o certificado de apresentação do trabalho bem como a prestação de contas do apoio recebido. 

Relatório de viagem

Deverá ser anexada também uma cópia do certificado de apresentação no processo de afastamento arquivado na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas.

Os servidores que estivem cursando pós-graduação, sem afastamento, podem solicitar o reembolso das passagens rodoviárias. Portaria 068/2010

Requisição de reembolso de passagens

O servidor/pesquisador  também pode solicitar auxílio às agências externas de fomento para participação em Eventos nacionais e no exterior.

Em geral não é necessário se ter a carta de aceite no momento da inscrição. Mas, é indispensável se fazer o pedido no prazo das agências: CNPq (90 dias); CAPES (90 a 120 dias) e  FAPEMIG (60 dias).