Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 03 > IF Sudeste MG recebe visita do secretário da Setec/MEC em seus campi
conteúdo

Destaque

IF Sudeste MG recebe visita do secretário da Setec/MEC em seus campi

Foco da visita são as mudanças propostas pela Portaria 713/2021 e a possibilidade de mudança de tipologia de quatro dos 10 campi.

Política institucional se faz em casa. Visando trazer um diálogo próximo do governo federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Reitor do IF Sudeste MG, Professor André Diniz, recebeu a visita oficial do secretário da Setec, o Professor Tomás Dias Sant'Ana entre os dias 2 e 4 de março de 2022.

A visita foi agendada diante de um convite do atual reitor, Professor André, ao próprio secretário da Setec, Professor Tomás, para conhecer a realidade e os desafios das unidades do IF Sudeste MG, em especial os campi avançados e o Campus Barbacena que podem sofrer mudanças de tipologia a partir da implementação do Portaria 713/2021, publicada em 08 de setembro de 2021.

Segundo o site oficial do Ministério da Educação, a Portaria 713/2021 normatiza um novo modelo de dimensionamento de cargos e funções e reformula as diretrizes para a organização das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta vigente visa atender à nova realidade das instituições, principalmente com o aumento do número de unidades nos últimos anos. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC coordenou os trabalhos do redesenho da proposta de alteração que foi construída de forma coletiva com as instituições da Rede Federal.

Com a nova portaria, uma das mudanças significativas que impactam no IF Sudeste MG é o fim da tipologia de “campus avançado” lançando essas unidades ao status de “campus” com uma categoria de servidores maior a atual configuração (atualmente essa estrutura compõe-se de 20 docentes e 13 técnicos administrativo e passaria a 40 docentes e 26 TAEs). Neste caso, se enquadrariam os três campi avançados: Bom Sucesso, Cataguases e Ubá.

Outra mudança de tipologia que vem sendo uma luta do Campus Barbacena há 10 anos é sua mudança de tipologia de campus 120/90 agrícola para 150/100 agrícula, ganhando assim 30 novos docentes e TAEs, além de mais funções gratificadas (CDs e FGs)

Segundo o reitor do IF Sudeste MG, Professor André Diniz, atender a esse projeto de expansão do Campus Barbacena é uma prioridade de sua gestão, bem como a consolidação dos campi avançados, mantendo a atual configuração da Reitoria como uma Reitoria de 10 a 16 campi.

“Para essa mudança de tipologia, você precisa atender a alguns critérios. E nós estamos com algumas situações muito sensíveis em nossa instituição que nos preocupa e justamente mostrar como está nossa situação e o que estamos fazendo para resolver”, explica o reitor.

André reitera que, mais do que nunca, o sentimento de união e integração é que farão o diferencial para que as unidades se fortaleçam e atinjam suas metas e objetivos estratégicos, assim como o próprio IF Sudeste MG.

“A gente não pode perder de vista que, se uma unidade do instituto (IF Sudeste MG) padece o instituto todo padece. Hoje, você não perde uma unidade sem que todos os outros tenham também que renunciar a alguma coisa. Seja de orçamento, seja de funções. Estamos hoje em uma verdadeira corrente. Juntos é que somos fortes”, garante.

 

Em Bom Sucesso

A primeira parada da visita programada do secretário da Setec, Professor Tomás Dias Sant'Ana foi o Campus Avançado Bom Sucesso no dia 02 de março.

Estiveram presentes ao encontro o Diretor-Geral do Campus Professor Denisson Neves Monteiro; o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bom Sucesso, Professor Pedro Henrique de Oliveira e Silva; o coordenador de Administração e Planejamento Marcos Vinícius Morais Nangino e o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bom Sucesso, Wallacce Vieira Santos.

A visita teve a cobertura jornalística do servidor Jonathan Marcelino.

“Para nós, a visita do secretário Tomás foi de grande importância. Teve a oportunidade de conhecer nossas reais necessidades e se mostrou muito solícito a nos ajudar. Depois da reunião, estamos com uma perspectiva muito positiva de crescermos e isso seria um divisor de águas para o Campus e a comunidade no entorno de Bom Sucesso”, reforçou o diretor-Geral do Campus Bom Sucesso, Professor Denisson Monteiro.

 

Em Cataguases

Seguindo o itinerário previamente agendado, o segundo dia de visitas, no dia 03 de março, foi marcado pela pela passagem do secretário da Setec pelos campi avançados de Cataguases e Ubá.

A comitiva da Reitoria do IF Sudeste MG foi composta do reitor, os pró-reitores de Administração (Rafael Dal Sasso), Desenvolvimento Institucional (Raquel Fernandes), Ensino (Damião Júnior), Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Geraldo Majela) e Extensão (Rosana Machado), o diretor de Gestão de Pessoas (Igor Cerri) e a Chefe de Gabinete da Reitoria (Hemily Cruz). A comitiva também foi acompanha da técnica audiovisual Louise Moraes como representante da Comunicação, responsável pela cobertura da visita.

Os convidados foram recebidos pelo diretor-Geral do Campus Cataguases, Professor Leandro da Motta Borges, que conduziu o secretário da Setec para conhecer as instalações e a infraestrutura da unidade.

Após visitar as instalações do Campus Avançado de Cataguases que ocupa um pavimento do Colégio Cataguases, Tomás Sant’Ana, conheceu um pouco da história daquele prédio que é tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele também ouviu de Leandro Borges um relato sobre aquela unidade, que começou a funcionar em 2015 e hoje conta com diversos cursos técnicos, projetos de extensão e de pesquisa, além de dar início – nos próximos dias – a um curso de pós-graduação. O secretário também conheceu as principais carências da unidade, como a falta de profissionais.

“Receber o secretário da SETEC Tomás aqui em Cataguases é uma realização. Porque já era um projeto desde 2016 com expectativa que o Campus Avançado Cataguases possa dar uma devolutiva para a comunidade, ofertando mais cursos. Tivemos uma sinalização do governo que isso possa vir a acontecer”, comemorou o diretor-Geral, Professor Leandro.

Presente também a visita oficial em Cataguases, Luci Mara Guedes Gonçalves, secretária municipal de Educação, falou da importância da presença do IF Sudeste MG no município. “Para nós, ter na cidade uma instituição federal é um mérito muito grande, porque podemos atender uma demanda maior de nossos alunos. Estaremos dedicados em apoiar da maneira que pudermos, para que o campus cresça, cada vez mais”, reforçou Luci Mara.

Já existe em curso uma parceria do Campus do IF Sudeste MG e a Prefeitura Municipal de Cataguases por meio de um projeto de extensão que, diante dos desafios do ensino remoto na rede pública da cidade, capacitou os professores municipais para promover o ensino à distância com mais qualidade para os alunos. No total, foram entre 300 e 400 professores beneficiados “Essa parceria, nesse momento tão desafiador, foi essencial”, garantiu a secretária de Educação.

 

Em Ubá

Ainda no dia 03 de março, foi a vez do Campus Avançado Ubá receber o secretário da SETEC e a comitiva da Reitoria. Eles foram recebidos pelo diretor-Geral do Campus, Professor Eduardo Pereira da Rocha, que apresentou as instalações e a infraestrutura da unidade de Ubá.

Depois da visita guiada seguiu-se a apresentação da história de criação do Campus Avançado Ubá e apresentada a composição de sua equipe técnica, dos projetos desenvolvidos, os resultados alcançados e as perspectivas para os próximos anos.

Quem também esteve presente junto ao secretário Tomás Sant'Ana e os representantes da Reitoria foi o prefeito municipal de Ubá, Edison Teixeira Filho, além de servidores da instituição.

Segundo o diretor-Geral, Professor Eduardo, para o Campus Avançado Ubá, a visita do secretário da Setec teve um significado ainda mais especial com a inauguração oficial das novas instalações do Campus. O prédio atual foi cedido em 2020, mas carecia de reformas que viabilizassem o início das atividades acadêmicas. Agora, aproveitando a visita do secretário foi articulado com a Prefeitura Municipal de Ubá que cedeu o prédio que se realizasse o evento de inauguração do espaço.

“Aproveitamos a visita para inauguração simbólica do prédio, uma vez que ele já foi entregue pela empresa que elaborou a reforma e as instalações estão prontas para darmos início às atividades acadêmicas e administrativas dentro da unidade”, explicou o diretor-Geral.

Graças à visita, foi possível ao secretário conhecer a realidade da unidade ubaense, sua história que, apesar de recente, já passou por muitos percalços e demonstrar ao governo o potencial que o Campus Avançado Ubá tem de crescimento e as propostas para que esse crescimento aconteça. “Precisamos ainda de mais recursos para finalizar os projetos da reforma para que o espaço do Campus Ubá seja totalmente entregue”, reforçou Professor Eduardo.

Para os próximos anos, o Campus planeja implantar novos cursos presenciais em consonância com o arranjo produtivo local e investir em cursos EAD. E, por fim, investimento na implantação de um futuro curso de pós-graduação.

O prefeito de Ubá, Edison Teixeira Filho foi categórico ao exaltar a presença do IF Sudeste MG no município: “nosso agradecimento pelos investimentos do IF Sudeste MG em Ubá, qualificando nossos profissionais e sabemos que vai trazer um grande benefício para Ubá e região. Uma escola de extrema qualidade!”, ressaltou

 

Em Barbacena

No último dia da agenda oficial, o centenário Campus Barbecena foi palco do último encontro na sexta-feira, dia 04 de março, em que o secretário da Setec e a comitiva da Reitoria encontraram não somente os servidores do campus como também se promoveu um encontro com todos os diretores-Gerais dos 10 campi e campi avançados que compõem o IF Sudeste MG.

Estiveram presentes os diretores e diretoras-Gerais: Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula (Barbacena), Benedito Zomirio de Carvalho (Santos Dumont), Claudia Valéria Gavio Coura (Juiz de Fora), José Geraldo Soares (Manhuaçu), José Manoel Martins (Rio Pomba), Teresinha Moreira Magalhães (São João del-Rei), Denisson Neves Monteiro (Bom Sucesso) e Eduardo Pereira da Rocha (Ubá). Participaram ainda representando a Comunicação em cobertura jornalística a jornalista Bianca Alvim e a servidora Bianca Monteiro.

Para a diretora-Geral do Campus Barbacena, anfitriã do último encontro, a vinda do secretário da Setec Tomás Dias Sant'Ana à Barbacena poderá trazer dois grandes benefícios para o campus. Primeiramente, a mudança da tipologia, uma luta de 10 anos para mudar de 120/90 agrícola para 150/100 agrícola e a reforma da sede principal do campus barbacenense. “Acredito que será um trabalho difícil, mas ele (o secretário) se dispôs a nos ajudar e já tem um grupo de trabalho direcionado para o estudo de casos de campus como o nosso (que deseja mudança de tipologia) e também a sensibilidade que ele demonstrou com nosso sede. Eu acredito que ele vai nos ajudar, com certeza!”, ressaltou esperançosa, Professora Alcimara.

“Esse é um outro ponto que fortalece minha visita, disse isso nas reuniões que tivemos, que é conhecer in loco as dificuldades e as dores. O que o instituto (IF Sudeste MG) pode esperar é um trabalho muito forte, muito intenso para que a gente consiga avançar nesses maiores problemas. Isso será possível somente com recurso para infraestrutura e ampliação do corpo docente e técnico administrativo”, garantiu o secretário da Setec, Tomás Sant'Ana.

“O secretário trouxe algumas notícias muito importantes. A notícia de uma possibilidade muito clara e bem construída, pelo relacionamento claro e pontual que temos, de novos servidores para o Instituto Federal (IF Sudeste MG. Questões orçamentárias. Possibilidades, inclusive para Barbacena, em relação a sede (do campus). Enfim, uma sensibilização para que o governo federal tenha um olhar especial para nossas necessidades, enquanto instituição”, finalizou o reitor, Professor André Diniz.

Confira a entrevista  do secretário da SETEC na íntegra, aqui

Confira a entrevista do reitor do IF Sudeste MG na íntegra, aqui

Para ouvir os áudios das entrevistas, clique abaixo:

Entrevista exclusiva secretário da Setec

Entrevista exclusiva reitor do IF Sudeste MG

 

Reportagem especial in loco: Louise Moraes, Bianca Alvim, Bianca Monteiro e Jonathan Marcelino

Fotos: Louise Moraes, Bianca Alvim, Bianca Monteiro e Jonathan Marcelino

Redação e edição: Juliana Rodrigues