Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 03 > Plano de convivência norteará nova rotina presencial no IF Sudeste MG
conteúdo

Destaque

Plano de convivência norteará nova rotina presencial no IF Sudeste MG

Minuta do documento deve estar pronta até 7 de abril. Objetivo é sintetizar orientações e recomendações para o cotidiano acadêmico após a retomada de atividades presenciais.

Com a retomada presencial de atividades acadêmicas e administrativas finalmente se concretizando a partir de 21 de março de 2022, uma readaptação se faz necessária e é natural que surjam dúvidas a respeito de como servidores e alunos devem se portar, considerando-se que a pandemia ainda não chegou ao fim. Pensando nisso, gestores do IF Sudeste MG propuseram a criação de um Plano de Convivência, compilado das orientações produzidas e registradas nos documentos produzidos no âmbito do Projeto Reencontro que permanecem válidas na retomada das atividades presenciais. 

A versão inicial do documento está prevista para ser finalizada até 7 de abril, sendo submetida à apreciação do Conselho Superior no fim do mês. Segundo um dos idealizadores, o pró-reitor de Ensino Damião de Souza, o principal objetivo é “orientar a comunidade acadêmica neste retorno à presencialidade e teremos, assim, que ter rotinas que nos tragam segurança e solidez no movimento de retorno presencial”. Ele define o Plano como um um breve manual de convivência para a vida acadêmica com a Covid -19, considerando-se que o risco de contaminação ainda deve permanecer.

Ao apresentar recomendações de cuidados sanitários com os servidores e discentes (presentes nos e-books da C1 e C2), o Plano de Convivência será válido para toda a comunidade acadêmica e, a princípio, será válido durante o ano letivo de 2022. “Acredito que o plano trará respostas a muitas dúvidas que surgirão durante o processo de readaptação às atividades presenciais, especialmente em relação às ações mais rotineiras em nossas unidades.”

Além dos compilados, o novo documento contará com um capítulo destinado a Capacitações e outro destinado ao monitoramento do disposto. “Acredito que o plano trará respostas a muitas dúvidas que surgirão durante o processo de readaptação às atividades presenciais, especialmente em relação às ações mais rotineiras em nossas unidades", destacou pró-reitor.

Datas de retorno presencial em cada unidade:

Campus Barbacena - 28/03 
Campus Bom Sucesso - 28/03
Campus Juiz de Fora-04/04
Campus Manhuaçu - 30/03
Campus Muriaé - 23/03
Campus Rio Pomba - 30/03 
Campus Santos Dumont - 04/04
Campus São João del-Rei - 21/03
Campus Ubá - 04/04
Campus Cataguases - 04/04