Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 09 > II Seminário de Curricularização da Extensão propõe-se a debater tema e promover compartilhamento de experiências
conteúdo

Geral

II Seminário de Curricularização da Extensão propõe-se a debater tema e promover compartilhamento de experiências

Evento presencial aberto a servidores do IF Sudeste MG acontece em 29 de setembro no Campus Juiz de Fora

Visando atender à legislação e provocar o debate interno a partir de experiências no âmbito da Rede Federal, o IF Sudeste MG realiza, em 29 de setembro, o II Seminário de Curricularização da Extensão. Por iniciativa das pró-reitorias de Extensão e Ensino, as atividades ocorrerão presencialmente no Auditório do Prédio Administrativo do Campus Juiz de Fora, conforme a programação abaixo.

8h30 Acolhida e café

9h Abertura

9h30 Mesa “Oportunidades e desafios para a extensionalização dos currículos”

Convidados: Carlos Artur de Carvalho Arêas (pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense - IFF) e Gabriela de Godoy Cravo Arduino (pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de São Paulo - IFSP)

12h Intervalo

14h Mesa “A curricularização da Extensão no IF Sudeste MG: da concepção à prática”

15h Roda de Conversa

17h Encerramento

O II Seminário é aberto a servidores do IF Sudeste MG interessados no tema, contudo, é especialmente voltado a coordenadores dos cursos de graduação, diretores e coordenadores de ensino (ou cargos equivalentes), além de diretores/coordenadores de Extensão, que foram convocados pelas pró-reitorias realizadoras. 

Servidores interessados em participar do Seminário podem se inscrever até 28 de setembro pela Plataforma Even3 até (data). Haverá certificação. 

Mais sobre a proposta

A iniciativa de realização do Seminário relaciona-se ao Parecer CNE/CES n°07/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 do Plano Nacional da Educação (PNE). Segundo as pró-reitorias de Ensino e Extensão, esta meta definiu que instituições federais de ensino superior assegurem, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para os cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de “grande pertinência social”. 

Segundo o diretor de Extensão Kaíque Osório, será um momento importante de debate com os servidores de instituições que já passaram por essa experiência no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Dúvidas, sugestões e experiências relacionadas à curricularização da Extensão podem ser enviadas até dia 20 de setembro por meio deste formulário. O convite à participação estende-se mesmo àqueles servidores sem disponibilidade de comparecer ao evento. Estes devem entrar em contato com seus coordenadores e/ou diretores levando as respectivas dúvidas a serem sanadas e/ou discutidas durante o Seminário.