Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > Curricularização da Pesquisa é tema de consulta pública no IF Sudeste MG
conteúdo

Geral

Curricularização da Pesquisa é tema de consulta pública no IF Sudeste MG

Proposta de resolução dispõe sobre integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão ao processo de formação dos estudantes. Consulta segue até 31 de outubro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais está realizando uma consulta pública junto aos servidores e discentes referente à minuta da resolução que dispõe sobre as diretrizes para a Curricularização da Pesquisa. O documento em pauta visa articular as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão integradas  no processo de formação dos estudantes. Interessados têm 31 de outubro para participar da consulta, acessando a minuta e o link para envio de sugestões

Os encontros virtuais para discutir a minuta com a comunidade acadêmica estão programados para os dias 24/10 (19 às 21h), 25/10 (9 às 11h) e 26/10 (14 às 16h). Membros da Comissão de curricularização da pesquisa irão apresentar a minuta e estarão disponíveis para tirar dúvidas e ouvir as sugestões da comunidade a respeito da proposta. Os interessados podem participar dos encontros pelo Google Meet, através do link: meet.google.com/smv-hnky-nnh

A curricularização da pesquisa nos cursos de graduação está em conformidade com os objetivos estratégicos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), uma vez que se trata de uma oportunidade de elevar a qualidade da formação de excelência ofertada e reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IF Sudeste MG. 

A elaboração da proposta de resolução foi construída por um grupo de trabalho (GT) que contou com representantes do Coen, Coex, Coppi, coordenadores de curso de graduação e diretores-gerais de diferentes campi. Ocorreram encontros virtuais para elaboração da proposta que foi encaminhada aos comitês. No último mês de setembro, foi criada uma Comissão instituída no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE para ampliação do debate e sugestões das bases, para aprimoramento da minuta das diretrizes para curricularização da pesquisa nos cursos de graduação do IF Sudeste MG.

Benefícios da curricularização

De acordo com Ana Paula Gutierres, diretora de Pesquisa e presidente da Comissão, a participação de toda  comunidade do IF Sudeste MG é de extrema importância “uma vez que a curricularização da pesquisa pode influenciar o pensar e o agir pedagógico dos docentes. Além dos docentes, existe grande importância do envolvimento dos TAEs, principalmente aqueles envolvidos diretamente com as áreas finalísticas que visam tal ação de indissociabilidade”, explica. 

A resolução proposta tem por finalidade assegurar, no mínimo, 5% (cinco por cento) do total da carga horária exigida para a graduação na forma de atividades exclusivas de pesquisa ou integradas com programas/projetos de extensão. “No caso dos discentes, visa oportunizar que um número maior de estudantes tenha esta vivência uma vez que, por exemplo, no ano de 2021 apenas 2,4% dos alunos da graduação tiveram tal experiência em pesquisa em nosso instituto”, enfatiza Ana Paula.

A diretora acredita que o processo de curricularização da pesquisa pode contribuir para o alcance de objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2021-2025), fomentando ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, em áreas estratégicas, utilizando tecnologias e metodologias integradoras, além de consolidar a identidade do IF Sudeste MG, como uma Instituição de educação profissional, pública, gratuita e de qualidade.