Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > IF Sudeste MG será contemplado com recursos para Iniciação Científica

IF Sudeste MG será contemplado com recursos para Iniciação Científica

Resultados de editais lançados por agências de fomento garantem bolsas para o fortalecimento das atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

<a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/remix-digital-da-geografia-do-fundo-do-globo-da-educacao-disruptiva_18711451.htm#query=cient%C3%ADfica&from_query=inicia%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica&position=15&from_view=search&track=sph">Imagem de rawpixel.com</a> no FreepikO IF Sudeste MG será contemplado com recursos de quatro importantes programas de fomento à Pesquisa. São eles: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - chamada nº21/2022), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI - n° 33/2022), Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af - n° 34/2022) e Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM - n° 35/2022) - todos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os resultados publicados recentemente garantem fomento para o ciclo bianual de 2022 a 2024 e garantem cotas para 106 bolsas de iniciação científica (IC) , totalizando investimentos de R$ 441 mil, aproximadamente.

As bolsas estão distribuídas da seguinte forma: 12, na modalidade Pibic; 11, na modalidade Pibiti; 80, na modalidade PIBIC-EM; e três, na modalidade PIBIC-Af.  Em relação ao PIBIC, houve um aumento de 20% no número de bolsas em relação ao ciclo anterior (2020-2022), enquanto no PIBITI, o aumento foi de 10%.

As propostas haviam sido submetidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (Proppi) do IF Sudeste MG e visam ampliar o quantitativo de bolsas de IC no IF Sudeste MG. Considerada uma "ação de vital importância" pela Proppi, a ampliação possibilita não somente aumentar as oportunidades aos estudantes do ensino médio e do superior no desenvolvimento de pesquisas com apoio financeiro, mas também possibilita o realocamento dos recursos internos em outras ações que envolvem a pesquisa, a pós-graduação e a inovação.

Em 2021, o IF Sudeste MG foi contemplado com R$ 180 mil anuais em bolsas de por meio da Chamada 02/2021 - Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica - Pibic da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O fomento prevê continuidade por cinco anos, podendo chegar ao valor de R$ 900 mil, ao final do ciclo.

Devido às dificuldades orçamentárias no cenário econômico atual, a Proppi reiterou que os recursos são fundamentais para estimular e fomentar ações de Pesquisa, dando suporte ao trabalho dos  professores pesquisadores, além de propiciar aos estudantes um ambiente motivacional favorável na sua experiência com a pesquisa no IF Sudeste MG.

Os resultados finais das chamadas podem ser conferidos nos links abaixo.