Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 12 > Organização europeia abre inscrições para estágio na Suíça

Organização europeia abre inscrições para estágio na Suíça

“Summer Student Programme 2023” é oportunidade de intercâmbio nas áreas de Física, Engenharia, Ciências da Computação e Matemática

A Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) está com inscrições abertas até 30 de janeiro de 2023 para o Summer Student Programme, um programa de estágio destinado a alunos de bacharelado das áreas de física, engenharia, ciências da computação ou matemática. A oportunidade, oferecida com patrocínio da Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA), consiste num contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado, que inclui palestras de física e de tecnologia da informação.

A bolsa de estudos a ser concedida aos estudantes selecionados tem valor aproximado de 7 mil euros e prevê: pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa; seguro-saúde; e 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

São requisitos para concorrer:

ter completado, até o verão europeu de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário;

• não ter trabalhado na CERN por mais de três meses;

• não ter participado de edições anteriores do Programa; e

• bom conhecimento da língua inglesa. É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa.

Para completar o requerimento de inscrição online, o candidato deverá anexar currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

Depoimento de quem esteve lá

Em 2022, a professora de Física do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, Elaine Carvalho, participou da 14ª Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa. Durante uma semana, fez vários minicursos sobre Física de partículas e sobre como o conhecimento da natureza impacta na vida humana, além de atividades práticas e on-line que podem ser desenvolvidas em escolas de Ensino Médio. "Esta experiência marcou profundamente minha carreira, pois fiquei deslumbrada ao conhecer um local onde várias pessoas trabalham em conjunto para o desenvolvimento da ciência na busca de resposta para questões fundamentais do Universo", contou.

O CERN  é um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo e fica localizado na fronteira franco-suíça. Foi fundado em 1954, com o intuito de recuperar a ciência europeia após a Segunda Guerra Mundial, e seus laboratórios representam, hoje, a maior e mais moderna máquina construída pela humanidade. "São 27 km de um túnel circular, construído a 100 metros de profundidade em relação ao solo de Genebra. Neste túnel, feixes de prótons são acelerados a velocidades próximas à da luz e se chocam em determinados pontos. A partir desses choques, de altíssimas energias, os cientistas conseguiram encontrar várias partículas elementares, até então apenas previstas em modelos teóricos. É incrível como diferentes áreas tais como a Física, Engenharia, Ciência da Computação, entre outras, conseguem trabalhar em conjunto neste local e construir aparatos experimentais gigantes que permitem cientistas do mundo inteiro fazer novas descobertas e compartilhar informações", ressalta Elaine.

A professora contou ainda que teve a oportunidade de fazer visitas guiadas aos principais colisores, além de ter um contato muito próximo com as pessoas que trabalham no local, que mostraram muito interesse e disponibilidade em compartilhar informações. A pessoas que se interessam pelo assunto, ela recomenda: "não perca esta chance".

Com informações de: CERN

🤩 “Esta experiência marcou profundamente minha carreira. Fiquei deslumbrada ao conhecer um local onde várias pessoas trabalham em conjunto para o desenvolvimento da ciência… na busca de resposta para questões fundamentais do Universo” 🔭
💬 O depoimento da professora Elaine Carvalho (@ifsudestemgsjdr) garante: a oportunidade é única! O “Summer Student Programme 2023” é para você que deseja fazer intercâmbio nas áreas de Física, Engenharia, Ciências da Computação ou Matemática.
🔛As inscrições estão abertas até 30 de janeiro e os selecionados serão contratados para atuar durante 8 a 13 semanas em projeto técnico avançado na Suíça.
💶 A bolsa de estudos tem valor aproximado de 7 mil euros e prevê ajuda de custos para despesas com acomodação e alimentação na área de Genebra, além de seguro-saúde e 1.200 francos suíços para a passagem.
💻 Confira no site do IF quais são os requisitos e como se inscrever!