Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 11 > “A Rede que queremos”: IF Sudeste MG participa da Reditec 2023

“A Rede que queremos”: IF Sudeste MG participa da Reditec 2023

Evento em Natal (RN) convidou a reflexões sobre os próximos 15 anos; participantes relatam riqueza de experiências vividas

Entre os dias 6 e 9 de novembro, gestores do IF Sudeste MG estiveram presentes na 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2023). Desta vez, a instituição anfitriã foi o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que recebeu convidados de todo o país na capital potiguar. Com o tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, o evento foi composto por extensa programação, com mesas redondas, atrações culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras.

Além do reitor André Diniz, pró-reitores e diretores-gerais do IF Sudeste MG, também estiveram presentes no evento os servidores Igor Meneguitte Ávila, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Gabriela Leite, diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG. Gabriela participou da Reditec especialmente pelo Fórum de Relações Internacionais inserido na programação. Já a participação de Igor fez-se especial em função do encontro ter também como pautas as novas tecnologias que permeiam o futuro do ensino técnico e tecnológico.

Além dos avanços digitais, duas outras pautas principais foram levantadas na edição 2023: Gestão de Pessoas (com foco em saúde do trabalhador) e perspectivas para o futuro, como o tema já anunciava, considerando-se os 15 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a serem completados em dezembro deste ano.

Qual é o futuro que queremos?

WhatsApp Image 2023-11-10 at 18.12.24 (1).jpegCom esta reflexão de fundo, a Reditec 2023 lançou luz a questões diversas, como inteligência artificial e TV Box, mas também proporcionou treinamento de mídia para gestores, sem deixar de lado pautas  "permanentes", como a inclusão. Entretanto, é comum participantes relatarem um “ir além” do assunto formalmente estabelecido. É  o caso de Igor Meneguitte, que expôs suas impressões sobre a experiência em Natal: “Acredito que o mais valioso deste tipo de evento é a oportunidade que temos de entender como outras instituições resolveram problemas que ainda não conseguimos resolver e, até mesmo, compartilhar as nossas soluções com a Rede." E, em se tratando de um evento com a presença de dirigentes, as trocas mostram-se ainda mais promissoras: “a integração que se tem com a participação dos gestores das áreas de negócio e da área meio contribuem demais para o estreitamento de discussões estratégicas para a rede e, principalmente, para os problemas do IF Sudeste MG”, relatou Igor.

Aparentemente, a alta gestão percebe as experiências da mesma maneira. Segundo o reitor, a grande importância da Reditec é que ela vai muito além da parte formal. “O evento tem uma força muito grande no relacionamento que a gente estabelece com os outros institutos. A gente encontra muitas pessoas, consegue estreitar laços e trocar muita experiência”. André complementa que, mesmo entre servidores do próprio IF Sudeste MG, o encontro instiga momentos de reflexão: “porque a gente está numa palestra e se identifica com aquilo, em seguida sai para almoçar ou mesmo vai para uma outra área, a gente sempre discute aquilo que escutou e que também acontece dentro do nosso Instituto… e daí pensa em soluções. É um momento de relacionamento também muito forte dentro da própria Rede”, concluiu.

53317287836_87ff49c6d8_c.jpgDas discussões para a prática

Em se tratando de tecnologias, o IF Sudeste MG deixou a Reditec com várias perspectivas de colocar em prática novas possibilidades vislumbradas e também estreitar laços, especialmente com IFs “vizinhos”. Segundo Igor, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do IF Sudeste MG já tem encontros marcados, por exemplo, com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com o objetivo de entender o processo de migração e funcionamento do SIG em nuvem computacional. Na mesma ocasião, os profissionais no sudeste mineiro terão a oportunidade de expor o processo de implantação de gestão de serviços de Tecnologia da Informação, abordando catálogo de serviços, cardápio de serviços e central única de serviços de TIC.

Discussões como Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) também tiveram avanços e estão evoluindo para um possível piloto sobre a integração do SIGAA com uma plataforma de ensino à distância. Entre as vantagens, a mudança evitaria retrabalhos dos docentes ao lançar as notas no sistema de controle acadêmico.

“Viajar e participar de um evento que discute os problemas da rede gera muita proximidade. Entender os problemas que o outro enfrenta e as possibilidades de resolução gera empatia e nos leva a reavaliar algumas das nossas prioridades que podem ou precisam ser revistas”, avaliou o diretor.

E quanto à Rede que queremos? A diretora-geral do IF Sudeste MG, Cláudia Coura, respondeu: "Esta é a Rede que queremos: dinâmica e transformadora".

Saiba mais sobre a 47ª Reditec acessando o site oficial do evento.