Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 12 > Atualizado o Regulamento do Programa de Apoio à Extensão (PIAEX)
conteúdo

Geral

Atualizado o Regulamento do Programa de Apoio à Extensão (PIAEX)

Editais também foram atualizados; alterações começam a valer já no mês de janeiro

No dia 14 de dezembro, o Conselho Superior do IF Sudeste MG aprovou a Resolução N° 45/2023, que atualizou o Regulamento do Programa Institucional de Apoio à ExtensãoAs mudanças já passarão a vigorar em janeiro de 2024.

Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, a atualização anterior ocorreu em 2019, mas novas alterações se fizeram necessárias desde o início da utilização do Módulo Extensão do SIGAA e a curricularização da extensão nos cursos superiores, que geraram a necessidade de aperfeiçoar essa política institucional. Assim, a nova versão do regulamento adequa-se às regras da referida curricularização e ainda  traz novidades, como a possibilidade de os servidores em exercício temporário poderem atuar como coordenadores de ações extensionistas. Antes, a atuação era restrita a servidores do quadro permanente da instituição. 

Estas e outras alterações foram propostas e discutidas pelos membros do Grupo de Trabalho de Atualização do PIAEX, criado em 2021 e composto por diretores de extensão e servidores das equipes das diretorias de extensão dos campi. Desde a criação, o GT vem atuando de forma permanente. As experiências compartilhadas pelos servidores que atuam na gestão dos editais de apoio às ações extensionistas, pelos coordenadores das ações e pelos membros das equipes dos projetos subsidiaram as discussões e propiciaram as alterações que, em seguida, foram apreciadas e referendadas pelos membros do Comitê de Extensão.   

Editais também foram atualizados

Além do regulamento, os editais e os formulários que os acompanham também foram aperfeiçoados, com o objetivo de simplificar o processo de submissão, avaliação e acompanhamento das ações (projetos, programas, cursos e eventos de extensão). Também passaram por simplificação os critérios de avaliação que subsidiarão as análises dos servidores do banco de avaliadores. Segundo a ProEx, pela primeira vez, será possível implementar a metodologia de avaliação na qual todos os dados dos autores das propostas serão ocultados, para permitir um processo mais isonômico. Somente com a mais recente atualização do sistema SIGAA, foi possível implementar esse recurso. 

O Piaex é a principal política de apoio à extensão do IF Sudeste MG, que rege os editais na área. O regulamento do Programa dispõe sobre as diretrizes das ações extensionistas no IF Sudeste MG, estabelece as regras para a concessão do apoio institucional e apresenta as características das modalidades de ações extensionistas: projetos, programas, cursos e eventos.