Geral
IF Sudeste MG negocia parceria para qualificação de profissionais de Enfermagem
O IF Sudeste MG e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estão em fase final de negociação para formalizarem uma parceria inédita. No dia 18 de fevereiro, representantes de ambas as organizações reuniram-se na Reitoria da instituição, em Juiz de Fora (MG), com o objetivo de somarem forças e viabilizarem a oferta de cursos a distância, pelo IF Sudeste MG, para profissionais inscritos no Conselho. Na ocasião, estiveram presentes a diretora de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus São João del-Rei, Isabel Schiavon, a diretora-geral deste mesmo Campus, Teresinha Moreira de Magalhães, o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, além do chefe de Educação Corporativa do Cofen, Ronaldo Freire Ramos, e o assessor técnico do Conselho, Sérgio Dias Martuchi.
A parceria está em negociação desde agosto de 2024, quando uma primeira reunião on-line foi realizada, a partir de iniciativa da diretora Isabel. Ela vinha acompanhando o Programa de Qualificação para Técnicos de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem e, na ausência de previsão de credenciamento com o IF Sudeste MG, ela procurou o reitor, propondo a aproximação e a apresentação do IF como um parceiro em potencial. O contato inicial foi então realizado e levou a um segundo encontro virtual, envolvendo o Colegiado de Enfermagem. Por fim, culminou com a mais recente reunião, marcada pela apresentação de uma proposta de cursos na área, a serem ofertados em curto, médio e longo prazos.
A oferta de cursos EaD na área da Enfermagem permitirá que profissionais de todo o país, independentemente de sua localização ou disponibilidade de tempo, acessem conteúdos atualizados e relevantes para o aprimoramento de suas práticas. Ao unir forças com o Cofen, Isabel acredita que o IF Sudeste MG abre um leque de oportunidades para levar educação de qualidade a um público vasto: “A grandeza do Cofen, com seus mais de 3.100.000 profissionais inscritos, demonstra a relevância e o impacto dessa conquista em múltiplas frentes”, destacou.
Do ponto de vista institucional, Isabel também prevê que a parceria gere impacto significativo no número de matrículas e nos indicadores relacionados. “Acreditamos que a credibilidade do Cofen e a demanda por cursos de qualidade na área da Enfermagem impulsionarão o interesse dos profissionais em nossos programas. Isso, por sua vez, contribuirá para o crescimento da nossa instituição e para a consolidação da nossa posição como referência em educação a distância na área da saúde”, associou.