Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > VI SIMEPE: IF Sudeste MG abre edital para propostas de minicursos e oficinas

VI SIMEPE: IF Sudeste MG abre edital para propostas de minicursos e oficinas

O Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão reunirá os 10 campi, campi avançados e Reitoria sob o tema da Indissociabilidade

Depois de três anos, o IF Sudeste MG está no preparativo para o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIMEPE). O evento é o maior e de maior integração entre os 10 campi, campi avançados e Reitoria para discutir e apresentar os resultados de atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. O VI SIMEPE se realizará nos dias 05 a 07 de julho de 2022, sediado pelo Campus São João del Rei, de forma remota.

Como o processo de retorno das atividades presenciais é recente na instituição e devido a indefinição como a pandemia da COVID-19 ainda este ano, o IF Sudeste MG optou por ser mais seguro para a comunidade manter essa edição ainda on-line, visto que o último SIMEPE, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas em três dias.

Como primeiro passo para a realização do VI SIMEPE, a comissão organizadora lança nesta segunda-feira, dia 28 de março o edital que tem como objetivo estabelecer as normas e critérios para a submissão e a seleção de oficinas e de minicursos a serem oferecido na edição de julho. As inscrições seguem até 08 de abril.

O tema do evento será: “Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: oportunidades e desafios para a materialização da excelência na educação profissional, científica e tecnológica”.

O VI SIMEPE pretende reunir trabalhos acadêmicos/científicos realizados no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão da instituição. Além disso, este evento contará também com espaços de formação para os participantes, tais como oficinas e minicursos.

Para os interessados em participar, acesse o edital e veja como propor as atividades. As propostas de atividades devem contemplar alunos e profissionais do IF Sudeste MG, apresentadores de trabalhos e ouvintes.

Clique aqui para acessar o edital

Sobre o SIMEPE

O SIMEPE é realizado pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e almeja reunir trabalhos acadêmicos/científicos realizados pela nossa comunidade. Todos os três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão em um só evento.

O simpósio reforça a integração dessas três dimensões, inerentes ao trabalho acadêmico e científico, por meio de apresentações, oficinas, palestras entre outras atividades. Buscamos promover e divulgar, para a comunidade interna do IF Sudeste MG, o estoque de conhecimento que se materializa em suas diversas empresas.

Integrar alunos e servidores dos dez campi e Reitoria é a missão desse evento. É no Simepe que se congrega o potencial do trabalho diário dos pesquisadores, professores, alunos, técnicos e demais membros da nossa instituição. Por isso, a cada dois anos, somos todos os campi, em um só evento. A última edição foi no Campus Santos Dumont em 2019, ano em que se comemorou também os 10 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.