Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Dia da Matemática é comemorado com palestra e depoimento de alunos

Dia da Matemática é comemorado com palestra e depoimento de alunos

O Dmafe organizou uma mesa redonda com estudantes que participaram do programa de intercâmbio do IF Sudeste MG.

Estudantes que participaram de intercâmbio foram convidados para contarem sobre suas experiências

Como é a experiência de um professor no exterior? A formação é diferente? Como faço para conhecer a educação em outro país? Essas foram algumas das perguntas que os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática que participaram de intercâmbio este ano puderam responder a seus colegas. A mesa redonda com os alunos Iago Pereira Valverde, Sidnei Fernandes de Souza e Thaynara Aparecida de Souza Neto integrou a programação do Dia da Matemática, comemorado na unidade no dia 7. O evento, organizado pelo Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística, ainda contou com a palestra do professor Hernando Franco “Otimização: uma breve abordagem sobre conceitos e métodos”.

Os jovens foram selecionados pelo programa de IF Internacional, desenvolvido pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG. Os três foram para Portugal no início do ano e tiveram experiência nos institutos politécnicos de Bragança e Guarda. “Orientamos para que prestem atenção ao edital e o que ele exige. E não percam a esperança. Só havia uma vaga e eu não consegui. Um dia recebi a informação que tinham conseguido mais vagas e eu estava convocada. Tive que resolver tudo de um dia para o outro”, lembrou Thaynara.

Eles observaram uma diferença na formação do professor em Portugal. “A formação dos professores é bem focada no nível de ensino em que ele vai atuar”, ressaltou Sidnei. “Lá há valorização do professor com bons salários e reconhecimento do trabalho por parte dos alunos”, complementou Thaynara.

Para os jovens, isto reflete nos bons índices alcançados pelos estudantes em avaliações internacionais. “Os alunos são muito disciplinados. Na hora de estudar, eles focam naquilo. Além disso, a grade é muito ampla. Eles têm disciplinas que só vemos aqui na graduação”, relatou Sidnei. “O governo oferece uma estrutura muito favorável a eles também. O acompanhamento pedagógico é muito bom”, completou Iago.

Dia da Matemática - palestra
Hernando Franco falou sobre otimização matemática

Após a exposição dos jovens, os presentes puderam conhecer um pouco mais de uma área da Matemática ainda pouco explorada durante a graduação: otimização ou programação matemática. O professor do Campus Hernando Franco apresentou os resultados obtidos durante o doutorado que fez na Universidade Federal de Juiz de Fora.

A partir de exemplos práticos, ele mostrou como é possível encontrar as melhores soluções para problemas cotidianos. “A otimização é o desenvolvimento de técnicas computacionais que se aplicam a determinada classe de problemas, sendo aplicada a áreas de engenharias, economia e gerenciamento.”