Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 08 > Ideas for Milk será apresentado aos estudantes de Rio Pomba no dia 10 de setembro
conteúdo

Extensão

Ideas for Milk será apresentado aos estudantes de Rio Pomba no dia 10 de setembro

Equipe da Embrapa falará sobre o evento que visa ao desenvolvimento de novos produtos tecnológicos para a produção leiteira.
Um desenho de uma vaca de óculos, sentada em frente a um computador.

Um desenho de uma vaca de óculos, sentada em frente a um computador.

No dia 10 de setembro, os estudantes do Campus Rio Pomba serão apresentados ao projeto 2019 do Ideas for Milk, desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite. A equipe responsável estará na unidade para falar sobre cadeia produtiva do leite, revolução digital do agronegócio e mercado agtech e de inovação para o leite. Haverá palestra, dinâmica, bate-papo e milk break. A apresentação será realizada no Salão Nobre, às 9h.

O Ideas for Milk é um projeto que busca o desenvolvimento de startups para atuar na área de produção leiteira no Brasil. Ele é composto por dois eventos: o Vacathon e o Desafio de Startups.

O primeiro é uma imersão na fazenda da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco. Cerca de 100 estudantes de todo o país passarão cinco dias ampliando seus conhecimentos sobre produção e pesquisas desenvolvidas no local. Além disso, ainda terão contato com representantes de empresas da área de tecnologia, que vão apresentar suas soluções para o desenvolvimento de softwares, aplicativos, sensores e equipamentos. De base dessas informações, os grupos participarão da maratona de programação, criando projetos baseados em software e/ou hardwares aplicáveis nos sistemas. Eles serão orientados por pesquisadores das áreas de genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal, qualidade de leite e tecnologia da informação. Esta etapa acontecerá de 28 de outubro a 1 de novembro.

O Desafio de Startups tem o objetivo de apresentar novas propostas de modelo de negócios, produtos, processos ou serviços com base no desenvolvimento de tecnologias que promovam a eficiência do setor lácteo. De acordo com a equipe organizadora do evento, “No ano de lançamento, 2016, o Ideas for Milk conheceu as primeiras startups do setor e estimulou estudantes e profissionais a criarem novas soluções digitais aplicadas à pecuária leiteira. Agora o cenário é outro. Muitas ideias já foram colocadas em prática e o ecossistema de inovação para o leite cresceu, promovendo às startups contato com grandes empresas, incubadoras, investidores e entidades de diferentes segmentos”.

Segundo as regras do projeto, as propostas devem ter conexão com os seguintes temas e segmentos da cadeia produtiva do leite:

  • Insumos e serviços agropecuários: fornecedores de rações, sementes, adubos, sêmen, máquinas e equipamentos, produtos veterinários, embalagens, etc. Contempla serviços especializados, assistência técnica, mão de obra rural etc;
  • Fazenda: produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, cujo volume do leite é destinado a uma indústria de laticínio;
  • Captação: processo ou serviço de captação e distribuição do leite, levando a produção das fazendas para a indústria e da indústria para o mercado;
  • Fábrica de laticínios: empresas que fazem o processamento do leite. Cooperativas, miniusinas e laticínios nacionais e multinacionais de processamento do leite produzido nas fazendas;
  • Distribuição e varejo: atacadistas, supermercados, padarias e consumidores finais. Também envolve indústrias que usam o leite como ingrediente e as compras governamentais para políticas públicas.

Os alunos que já tiverem o interesse em participar do Ideas for Milk podem procurar a professora do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação, Alessandra Martins Coelho. Ela está elaborando a forma de seleção dos grupos que serão inscritos no evento e poderá orientar sobre as linhas de desenvolvimento dos projetos.