Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 10 > Mais de cem trabalhos são apresentados durante Simpósio 2019

Mais de cem trabalhos são apresentados durante Simpósio 2019

Evento foi realizado entre os dias 15 e 17 de outubro e contou com apresentações orais e de pôsteres, além de palestra.

#Pratodosverem: Estudante apresenta trabalho em forma de pôster para avaliadora. As duas aparecem em primeiro plano. Os pôsteres estão na parede ao fundo.

Em comemoração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Campus Rio Pomba realizou, entre os dias 15 e 17 de outubro, mais uma edição do Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia. Ao todo, mais de cem pesquisas desenvolvidas na unidade foram apresentadas (oralmente ou em pôster) à comunidade escolar. “O Campus Rio Pomba é o que apresenta o maior número de pesquisas e trabalhos no IF Sudeste MG. Precisamos manter isto, acreditando na ciência”, analisou o diretor de Pesquisa e Pós-graduação e um dos organizadores do evento, Rafael Monteiro. “Este tipo de atividade incentiva o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico. Temos a certeza de que participar deste evento fará diferença na vida profissional de nossos alunos”, complementou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, André Narvaes.

Os estudantes reconhecem a importância desta atividade em sua formação acadêmica. Para o aluno do curso de graduação em Zootecnia Marcos Santos Barros, a oportunidade de apresentar um trabalho durante o Simpósio é uma forma de mostrar à sociedade o conhecimento produzido nos laboratórios e salas de aulas, assim como de desenvolver a visão crítica. “Aqui conseguimos mostrar a todos o que pesquisamos, que é possível fazer ciência. Ao ver os trabalhos de nossos colegas também melhoramos nosso olhar crítico e descobrimos que há outras coisas sendo pesquisadas, com outros ângulos”.

A palavra conhecimento foi a mais citada entre os alunos quando perguntados sobre a importância do simpósio. A aluna do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios Beatriz Ambrósio foi uma das que usou este vocábulo para falar sobre o evento. “Acho muito importante a instituição ter um evento como este. Ele agrega conhecimento e incentiva a pesquisa”. Já a estudante do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Ana Júlia Bento do Amaral ressaltou a importância de apresentar os resultados para a comunidade. “Esta é uma forma de transmitirmos conhecimento. Assim, as pessoas passam a saber com o que trabalhamos”.

Saiba como foi a palestra de abertura do evento

Veja mais fotos em nosso álbum do Facebook

#Pratodosverem: Aluna faz apresentação oral de seu trabalho no Salão Nobre. Ela está à frente da plateia. Ao lado dela, há banner do evento.