Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 07 > Núcleo de Estudos em Agroecologia comemora sucesso de projeto

Núcleo de Estudos em Agroecologia comemora sucesso de projeto

Durante 30 meses, a equipe desenvolveu oficinas, eventos e pesquisas. Proposta foi contemplada com recursos do CNPq.

Mais de 200 horas de atividades com agricultores e familiares de assentamentos rurais, eventos em parceria com sindicatos e associações, quatro artigos publicados em periódicos científicos e 35 resumos apresentados em congressos e seminários. Este é um resumo das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto “Núcleo de Estudos em Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: fortalecendo a soberania e segurança alimentar e nutricional através da agroecologia”, coordenado pelos professores Henri Cócaro e Carlos Miranda, foi aprovado na Chamada 16/2016 do CNPq. Suas atividades foram desenvolvidas por 30 meses, sendo concluídas em junho.

Segundo relatório do projeto, “as ações foram desenvolvidas em três eixos para fortalecer a soberania e segurança alimentar e nutricional no território, sendo curso de extensão; extensão tecnológica e pesquisa”.

Fotos: Arquivo do projeto

#Pratodosverem: Pessoas sentadas em círculo. Imagem mostra atividade do projeto.

Na primeira categoria, enquadram-se as oficinas realizadas com mais de 70 agricultores e agricultoras dos assentamentos rurais Olga Benário e Dênis Gonçalves. O objetivo foi empoderá-los quanto ao processo de cultivo, processamento e comercialização de alimentos oriundos de sistemas de produção em transição agroecológica. Entre os temas tratados, apicultura, saneamento ambiental rural, boas práticas para fabricação artesanal de alimentos e fabricação de embutidos e defumados de carne suína. Para que as mulheres pudessem participar das oficinas, também foi feito trabalho com as crianças por meio da Ciranda Infantil.

“No momento de avaliação, as participantes relataram que as oficinas superaram suas expectativas e que iriam iniciar trabalhos imediatos para utilização das técnicas aprendidas. Em todas as oficinas, nos momentos de avaliação, os trabalhos da Ciranda eram apontados como ponto positivo”, relata a equipe em relatório.

#Pratodosverem: Oficina de alimentos. Pessoas com jalecos brancos estão ao redor de uma mesa. Ao centro, há uma panela com leite.

No eixo da extensão tecnológica, o Núcleo desenvolveu ações junto a estudantes de escolas públicas, consumidores e agricultores familiares. Entre as atividades, estão Semana do Alimento Orgânico, Encontro das Matas de Minas (em parceria com a Emater), Dias de Campo sobre fruticultura e oficinas pedagógicas.

#Pratodosverem: Pessoas estão em meio a bananal durante Dia de Campo.

Já na parte da pesquisa, foram desenvolvidos estudos comparativos sobre preços dos alimentos produzidos com base agroecológica e os convencionais e diagnóstico sobre segurança alimentar em parceria com a Facultad de Ciencias Agrarias da Universidad Nacional de Asunción.

Estiveram envolvidos com as ações cerca de 50 pessoas, incluindo professores, técnicos administrativos e alunos. A equipe considera que há potencial para continuidade do projeto. “No entanto, é necessário um tempo para que os aprendizados e saberes sejam maturados e experimentados. Enquanto isso, o Núcleo inicia a elaboração de um e-book referente às experiências construídas com esse projeto a partir dos trabalhos que foram publicados em eventos científicos do IF Sudeste MG”, adianta o relatório.