Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 10 > Servidora desenvolve e-book para incentivar estágio em cursos integrados

Servidora desenvolve e-book para incentivar estágio em cursos integrados

Material foi desenvolvido a partir de pesquisa no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
#Pratodosverem: Detalhe da capa do e-book em que aparece o nome do livro em preto. O fundo é branco e apresenta desenhos referentes ao estudo, como livros e fórmulas químicas.

Ressaltar a importância do estágio na formação profissionalizante dos estudantes dos cursos técnicos integrados é o objetivo do produto educacional desenvolvido pela servidora do Campus Rio Pomba Mariana Soares Castro na conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O e-book “Papo de estagiário: a importância do estágio na Educação Profissional e Tecnológica” aborda, com uma linguagem simples e acessível, informações gerais sobre os cursos ofertados pela unidade, as legislações acerca do estágio e orientações sobre como elaborar currículo.

“O material tem o intuito de colaborar com a valorização do estágio supervisionado, oferecendo recursos de equalização e qualificação da informação para toda a comunidade acadêmica. Esperamos que a utilização do e-book pelos estudantes seja uma experiência significativa e que auxilie no processo de estágio, contribuindo para a sua cidadania, emancipação e formação integral, a partir de uma comunicação eficiente e esclarecedora”, reforça Mariana.

Conheça o e-book

O material surgiu a partir da pesquisa “Estágio supervisionado: espaço de formação de estudante da Educação Profissional e Tecnológica”. A partir de levantamentos junto aos estudantes dos cursos técnicos integrados da unidade, observou-se que os jovens procuram a instituição em busca de ensino profissionalizante de qualidade e com o objetivo de ingressarem, posteriormente, em cursos de graduação. Eles acabam relacionando a prática profissional à atuação técnica e, como querem dar prosseguimento aos estudos acadêmicos, deixam o estágio em segundo plano.

A partir do produto educacional, busca-se mudar este quadro, mostrando a importância do estágio na formação geral do estudante. O material também serve como forma de aproximação entre o aluno e a escola. “Percebemos a necessidade da instituição incentivar o interesse dos estudantes e buscar formas mais atraentes de informar sobre o estágio, as oportunidades positivas que ele proporciona e estimular a prática. Portanto, com este material buscamos trazer informações detalhadas sobre o estágio e seus benefícios, a fim de contribuir para uma comunicação mais eficaz entre a instituição e o estudante”.

Veja o material