Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudante do campus Rio Pomba é escolhida para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul

Bárbara Campos de Oliveira, do curso Técnico em Agropecuária, fará parte do grupo de jovens brasileiros que vai participar das atividades do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), a serem realizadas de 26 a 30 de outubro em Buenos Aires, na Argentina.

Nesta quarta-feira, dia 25/10, a estudante Bárbara Campos de Oliveira parte literalmente para vôos mais altos! A estudante do curso Técnico em Agropecuária do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG faz parte do grupo de jovens brasileiros que vai participar das atividades do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), a serem realizadas de 26 a 30 de outubro em Buenos Aires, na Argentina. Ela embarca rumo a Brasília onde receberá as primeiras orientações sobre sua participação no Parlamento Juvenil Mercosul.

Em sessão no Parlamento, a estudante vai apresentar o tema: A inclusão de uma abordagem dentro do eixo curricular do ensino fundamental destacando a importância da agropecuária brasileira como produtora de alimentos e matéria prima. " Estou muito ansiosa e animada para essa nova oportunidade. Conhecerei pessoas de todas as regiões do Brasil, pois foram escolhidos dois alunos de cada região. E estou muito curiosa para saber que proposta vão apresentar. Sei que é muita responsabilidade, mas penso que vale muito a pena! Só tenho a agradecer aos professores e a todos do campus Rio Pomba e IF Sudeste MG que me apoiaram até este momento", completa.

O excelente desempenho de Bárbara na Olimpíada Brasileira de Agropecuária foi o que a levou a ser indicada para representar o IF Sudeste MG no Parlamento Juvenil do Mercosul. A estudante conquistou o primeiro lugar geral entre os competidores da OBAP , que reuniu representantes de 16 estados brasileiros.

O Parlamento Juvenil do Mercosul

Iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público do Brasil, Argentina e Uruguai  um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Em suas diferentes fases e instâncias, o PJM significa uma experiência formativa para os jovens envolvidos. Os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

Nesta edição, a delegação brasileira será composta de 10 estudantes, sendo dois de cada região brasileira, escolhidos entre discentes matriculados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram selecionados por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).