Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes de Tabuleiro visitam Laboratório de Anatomia Humana do campus Rio Pomba

Alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Menelick de Carvalho foram recebidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física (PIBID)

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física (PIBID) do Campus Rio Pomba, receberam no último dia 27/03, no Laboratório de Anatomia Humana, para uma visita técnica guiada, os alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental da Escola Estadual Menelick de Carvalho, de Tabuleiro.

A atividade foi coordenada pela professora Marjorye Vecchi e teve como objetivo integrar os conhecimentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano ao conteúdo que vem sendo discutido na disciplina de ciências para os alunos do fundamental. Os alunos puderam visualizar diversos órgãos e estruturas corporais em peças sintéticas, como: coração, pulmões, encéfalo, ossos do esqueleto humano, músculos, entre outros.

“A experiência da acolhida no laboratório de Anatomia Humana foi muito produtiva tanto para os alunos do ensino fundamental que tiveram aulas dinâmicas e interativas com modelos didáticos, quanto para os alunos da EFI. Para os alunos da Educação Física, possibilitou reforçar conhecimentos sobre os sistemas corporais humanos, bem como a proximidade com a comunidade regional. Permitiu também desenvolver habilidades como planejar a postura, formas de comunicação e de ensinar para um público específico, na faixa etária entre 12 e 14 anos”, comentou a professora Marjorye.

Para a professora Kélvia Siqueira Silva, da Escola Menelick de Carvalho, visitar o laboratório com os estudantes "foi enriquecedor, pois possibilitou aos alunos uma experiência prática e interativa, permitindo-lhes  explorar o corpo humano através de peças e teorias elaboradas, de acordo com a faixa etária, estimulando assim a curiosidade e integrando conhecimentos de diferentes disciplinas. Conhecer o funcionamento do corpo humano é o ponto de partida para a promoção de saúde e qualidade de vida!".

Experiência enriquecedora

A oportunidade de envolvimento com a comunidade externa é muito importante para os estudantes do campus Rio Pomba. Os alunos do 3º período de Licenciatura em Educação Física puderam compartilhar seus conhecimentos para além da sala de aula nesta atividade de visita guiada ao Laboratório de Anatomia Humana.

De acordo com o estudante Thomas Oliveira, "projetos como esse são extremamente importantes, pois além de se envolver com a disciplina e aguçar o conhecimento já adquirido, nos proporciona um contato direto e interativo com a geração que futuramente poderá ser nossos alunos. Também colabora com a formação dos estudantes do ensino fundamental, tornando a mesma mais interessante no que diz respeito ao conhecimento do seu próprio corpo, cuidados com a saúde, valorizando ainda mais a educação física como disciplina indispensável na trajetória escolar", completa.

Já para a estudante Ana Clara Cardoso Ramos, foi uma experiência valiosa tanto para os estudantes da E. E. Menelick de Carvalho quanto para os discentes do curso de Educação Física. "Relembramos conceitos anatômicos do primeiro período para apresentar sistemas e funções do corpo humano. Com isso, enriquecemos nossos conhecimentos e também dos visitantes", explica.