Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Projeto de Ensino "Meninas Digitais RP" convida para III Dia da Ada Lovelace
conteúdo

Geral

Projeto de Ensino "Meninas Digitais RP" convida para III Dia da Ada Lovelace

O evento tem por intuito dar visibilidade a todas as mulheres que inovaram e contribuíram para a área ter a importância que tem hoje

Desde 2009, toda a 2ª terça-feira de outubro é separada pela comunidade de TI (Tecnologia de Informação) para celebrar uma mulher na STEM (Science, Technology, Engineering and Math - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dos arquivos históricos.

O evento tem por intuito dar visibilidade a todas as mulheres que inovaram e contribuíram para a área ter a importância que tem hoje. Para dar nome a este evento, escolheu-se a grande matemática Ada Lovelace, tida como a mãe da computação. Assim, o evento é celebrado no mundo todo como “Ada Lovelace Day” ou "Dia da Ada Lovelace".

Como uma das ações do Projeto de Ensino "Meninas Digitais RP", o Campus Rio Pomba convida para o nosso III Dia da Ada Lovelace, que acontece em 20 de outubro e contará com a participação de Márcia Barbosa (UFRGS) e Roberta Arcoverde (Stack Overflow).

Márcia Barbosa é física, professora universitária e pesquisadora brasileira, além de tantos outros títulos importantes que vocês podem conferir aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcia_Barbosa

Já Roberta Arcoverde é Tech Lead (Líder do time de desenvolvimento) da equipe do Stack Overflow, além de co-apresentadora do podcast Hipsters.Tech, um podcast brasileiro com episódios semanais sobre tecnologia, programação entre outros assuntos.

Este ano, o nosso III dia da Ada Lovelace também dará abertura à X Semana da Computação (SECOMP) nos dias 21, 22 e 23 de outubro, evento anual que pretende trazer aos alunos um contato mais próximo com o mercado de trabalho, bem como minicursos.

O site da Secomp tem um formulário para inscrição e toda a agenda (https://secomp.emcomp.com.br/). Vocês podem acessar também o Instagram do evento (https://www.instagram.com/semanacomputacaoifrp/) para mais informações.

Outra boa notícia: haverá sorteio de brindes durante os eventos.