Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pesquisa > Pesquisa > Laboratórios > Laboratório LASHIP
conteúdo

Laboratório LASHIP

IDENTIFICAÇÃO 
Nome do Laboratório: LASHIP – Laboratório de Automação de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Área/curso: Mecânica

Local do Laboratório: Sala 104, Bloco G, Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG

Website: Não há.


RESPONSABILIDADE 
Responsável: Prof. Paulo Rogério Araújo Guimarães e Prof. Wander Antunes Gaspar Valente

E-mail: paulo.guimaraes@ifsudestemg.edu.br

Telefone: (32)999772620


OBJETIVOS

O LASHIP destina-se ao apoio às atividades de ensino e pesquisa do corpo discente e docente do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, dando suporte para aulas práticas em nível técnico profissionalizante e em nível de graduação, principalmente para as disciplinas: Introdução à Automação; Hidráulica e Pneumática, Automação e Robótica. 

O LASHIP, em sua área específica de atuação, tem como objetivos principais: 

● Propiciar condições de plena integração teórica e prática através de experimentos realizados sobre os diversos tipos de acionamentos, realizando o seu controle e simulando situações que reproduzam o comportamento e o funcionamento de sistemas industriais; 

● Disponibilizar, ao Corpo Discente e Docente do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, equipamentos e materiais que possam auxiliar na realização de trabalhos acadêmicos; 

● Auxiliar nas atividades de iniciação científica e pesquisa, nos diversos níveis de ensino; 

● Permitir o desenvolvimento de pesquisas, e interação com o setor produtivo, onde será possível contribuir para a formação de competências, para que as empresas alcancem maior competitividade no mercado de atuação, além de maior eficiência produtiva e melhor qualidade dos produtos.



EQUIPAMENTOS 

O LASHIP – Laboratório de Automação de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, está localizado no Bloco G do Núcleo de Mecânica do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, com aproximadamente 100 m² disponíveis para utilização, permite a utilização simultânea de pesquisadores e até 15 alunos. Este laboratório conta com espaço físico adequado, com rede elétrica, de dados e de ar comprimido. Conta, ainda com sistema de climatização, recursos audiovisuais e computadores utilizados para pesquisas e simulações. No conjunto de equipamentos disponíveis, destaca-se: 

 

a) 01 (um) conjunto didático para estudos em pneumática, eletropneumática e pneumática proporcional, fornecido pela da Festo Didactic, formado por bancada didática e diversos componentes para ensaios em sistemas pneumáticos e eletropneumáticos, que permitem a montagem e simulação de funcionamento de sistemas, desde os mais simples até a realização de projetos com uma crescente complexidade na execução. O conjunto contém, ainda, um kit para estudo de malha fechada em pneumática proporcional. Tais equipamentos, permitem aos usuários conhecer e desenvolver atividades práticas em situações reais de controle e comandos pneumáticos. A bancada permite a utilização nas duas faces do conjunto, propiciando a prática de duas equipes simultaneamente. 

 

b) 01 (um) conjunto didático para estudos em hidráulica, eletro hidráulica e hidráulica proporcional, fornecido pela da Festo Didactic, formado por Grupo de Acionamento Hidráulico com bomba dupla de engrenagem e bancada didática e diversos componentes para ensaios em sistemas hidráulicos e eletrohidráulicos, que permitem a montagem e simulação de funcionamento de sistemas, desde os mais simples até a realização de projetos com uma crescente complexidade na execução. O conjunto contém, ainda, um kit para estudo de malha fechada em Hidráulica Proporcional. Tais equipamentos, permitem aos usuários conhecer e desenvolver atividades práticas em situações reais de controle e comandos hidráulicos. A bancada permite a utilização nas duas faces do conjunto, propiciando a prática de duas equipes simultaneamente. 

 

c) 02 (dois) conjuntos didáticos, marca Exsto contendo controlador lógico programável Schneider Electric e licenças de software correspondentes para criação e execução de circuitos hidráulicos e pneumáticos controlados por linguagens de programação padrão IEC 61113-3, contendo interfaces de entrada e saída de sinais. 

 

d) 03 (três) conjuntos de Controladores Lógicos Programáveis FEC FC20 e sistemas EasyPort , que são placas de aquisição de dados que permitem a comunicação dos CLP’s com os computadores por meio da porta serial RS-232, também fornecidos pela Festo Didactic. 

 

e) 15 (quinze) Licenças completas do software Automation Studio 6.3, da Famic Technologies, que possui ferramentas para criação de circuitos pneumáticos, eletropneumáticos, hidráulicos, eletrohidráulicos e elétricos, além de permitir simulações de alto desempenho, composto por tutorial eletrônico envolvendo tópicos de pneumática, hidráulica, eletrohidráulica, hidráulica proporcional, controle malha fechada, tecnologia do vácuo, sistemas digitais e construção de lógicas em grafcet. O software permite realizar simulações de outras tecnologias simultaneamente no mesmo ambiente, como pneumática e elétrica, além da possibilidade da integração do modelo criado digitalmente com sistemas reais. 

 

f) 01 (uma) Licença completa do software FluidSim 4.5 Hydraulics, da Festo Didactic, que possui ferramentas para criação de circuitos hidráulicos, eletrohidráulicos e elétricos, além de permitir simulações de envolvendo elementos hidráulicos, eletrohidráulicos, sistemas digitais e construção de lógicas em grafcet. O software permite a possibilidade da integração do modelo criado digitalmente com sistemas reais. 

 

g) 01 (um) sistema modular de manufatura integrada (Modular Production System -- MPS) da Festo Didactic, projetado para atender a diversas configurações de simulação de processos industriais. As estações do MPS são constituídas por componentes industriais em que as fases de um projeto de manufatura industrial podem ser simuladas, como planejamento, montagem, programação, comissionamento, operação, manutenção e localização de falhas em projetos. O MPS inclui as seguintes estações de trabalho: distribuição; teste; robótica; montagem; classificação. A estação de robótica é constituída por um braço robótico Mitsubishi modelo RV-2AJ. 

 

h) 05 (cinco) licenças do software CIROS Automation Suite versão 1.1.4, da Festo Didactic, para simulação computacional do módulo de robótica da estação MPS. 

 

i) 15 (quinze) computadores configurados com sistema operacional padrão Windows para utilização dos softwares de projeto e simulação; 

 

j) 03 (três) conjuntos didáticos completos da Bit9 para estudos de diversos tipos de sensores utilizados em sistemas de automação industrial. 



SERVIÇOS OFERECIDOS

Conforme conceito institucional, o LASHIP foi instituído como um Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, caracterizando-se como um espaço de discussão e experimentação, onde se reúne um grupo de pesquisadores com proposta de investigação conjunta, com linhas de pesquisa estabelecidas e enquadradas em áreas de Automação Hidráulica, Pneumática e Robótica. Destina-se, ainda, ao apoio às atividades de ensino nos diversos níveis ofertados no Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, dando suporte para aulas práticas, principalmente, para as disciplinas associadas à área de atuação e vinculadas ao Núcleo de Mecânica. Com esse espírito, as atividades desenvolvidas no LASHIP contemplam a participação de alunos dos cursos técnicos e de Engenharia. O laboratório disponibiliza, aos alunos e docentes, equipamentos e materiais que auxiliam na realização de trabalhos acadêmicos, onde projetos de iniciação científica e pesquisa, nos diversos níveis de ensino, têm sido desenvolvidos. Com a possibilidade de implantação do Mestrado Profissional na área de Automação, os futuros alunos da pós-graduação poderão desenvolver diversas atividades no LASHIP. 

 

 

FOTOS 

Foto LASHIP

 

Título Tipo
Foto LASHIP Arquivo