Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pesquisa > Pesquisa > Laboratórios > Laboratório de Física Computacional (LFC)
conteúdo

Laboratório de Física Computacional (LFC)

IDENTIFICAÇÃO 
Nome do Laboratório: Laboratório de Física Computacional (LFC)

Área/curso: Física Computacional / Licenciatura em Física

Local: Bloco C, sala C105-A

 

RESPONSABILIDADE 
Responsável: Elena Konstantinova

E-mail: elena.konst@ifsudestemg.edu.br

Telefone: (32) 99165-5012


OBJETIVOS
O objetivo principal é manter o LFC como um laboratório de pesquisa funcional, onde os professores do Núcleo de Física possam desenvolver os seus projetos científicos relacionados à física computacional em conjunto com alunos bolsistas e voluntários do ensino médio e dos diversos cursos de graduação, em especial os alunos da Licenciatura em Física, sob supervisão dos professores do LFC. Um assunto tradicional da Física computacional é o uso de métodos computacionais para a solução de problemas para os quais já existe uma teoria quantitativa. Esse estudo é importante pois muitos dos sistemas físicos são descritos por equações que nem sempre podem ser resolvidas analiticamente. As técnicas desenvolvidas permitem a solução de várias classes de problemas em diversas áreas da Física. São utilizados métodos de integração numérica para a solução de equações diferenciais, métodos estatísticos como, por exemplo, o método de Monte Carlo, métodos para a solução de problemas de autovetores e autovalores, entre outros. Dentre os vários os ramos da física computacional, o LFC tem atualmente se destacado no estudo de sistemas magnéticos nanoscópicos e de fenômenos complexos, que envolvem a termodinâmica fora do equilíbrio. Esses estudos envolvem simulações de fenômenos de crescimento, fenômenos climáticos tais como o El Niño e a dinâmica de pandemias. 

 

Objetivos gerais: 

• Incentivar à formulação de uma política de pesquisa para a iniciação científica; 

• Possibilitar uma maior articulação entre a ensino médio e graduação; 

• Introduzir e/ou disseminar a pesquisa no ensino médio e na graduação; 

• Colaborar no fortalecimento de áreas ainda emergentes na pesquisa; 

• Fortalecer a prática da avaliação interna e externa nas atividades de iniciação científica; 

• Tornar a instituição mais competitiva na construção do saber; 

• Fomentar a interação interinstitucional. 

 


EQUIPAMENTOS 

A sala atende às necessidades do LFC e possui o mobiliário necessário (2 mesas e cadeiras), 2 computadores (comprados pelo colaborador de UFJF com o financiamento dos projetos comuns com a UFJF), um pequeno armário para equipamentos e um aparelho de ar-condicionado para a refrigeração dos computadores. 



SERVIÇOS OFERECIDOS

O LFC oferece recursos computacionais e assessoria técnica a estudantes e professores que desenvolvem atividades no laboratório. 

  

FOTOS 

Foto LFC

Atualmente não existem itens nessa pasta.