Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 02 > Curricularização em pauta: gestão promove encontros nos campi do IF Sudeste MG
conteúdo

Pesquisa

Curricularização em pauta: gestão promove encontros nos campi do IF Sudeste MG

Diálogos presenciais buscam avanços a partir da aproximação entre atores do processo de curricularização da Pesquisa e da Extensão

Imagem de storyset no FreepikEm março e abril de 2024, os pró-reitores(as) de Ensino, Pesquisa e Extensão e os diretores(as) de Ensino, Pesquisa e Extensão da Reitoria farão visitas aos campi do IF Sudeste MG para dialogar com as comunidades locais sobre a curricularização da Pesquisa e da Extensão nos cursos de graduação. A proposta dos encontros é permitir a aproximação entre os gestores e coordenadores(as) de cursos, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e setores da Extensão e da Pesquisa. Assim, será possível discutir estratégias para integrar a Pesquisa e a Extensão aos projetos pedagógicos de curso, avançando-se na proposta de curricularizar os dois eixos.

A partir do diálogo entre gestores da Reitoria e diretorias sistêmicas dos campi, foi proposto o seguinte calendário:

06/02, às 13h30  - Rio Pomba (já realizada)
05/03, às 13h30 -  Bom Sucesso
05/03, às 17h30 - São João del-Rei
13/03, às 9h - Barbacena 
13/03, às 14h  - Santos Dumont
14/03, às 14h  - Juiz de Fora 
02/04, às 13h - Manhuaçu
02/04, às 19h  - Muriaé
03/04, às 10h - Cataguases

Para subsidiar a realização das ações, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) solicita aos membros da comunidade interessados pelo tema que preencham este formulário eletrônico com suas dúvidas. Assim, as discussões poderão ser guiadas a partir das demandas de cada campus. As perguntas devem ser enviadas até 5 dias antes do evento, exceto os campi São João del-Rei e Avançado Bom Sucesso, que podem efetuar o preenchimento do formulário até três dias antes dos respectivos encontros.

Regulamentação

A curricularização da Extensão está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e é regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. Já a curricularização da Pesquisa foi uma diretriz aprovada institucionalmente por meio da Resolução ConSu nº 15/2023, de 20-04-2023 e tem por finalidade intensificar, aprimorar, articular e integrar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.