Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 02 > Rumo da pesquisa no IF é tema de apresentação no Planejamento Pedagógico

Rumo da pesquisa no IF é tema de apresentação no Planejamento Pedagógico

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, André Narvaes, falou sobre a importância da pesquisa aplicada e da inovação como resposta para a sociedade.
#Pratodosverem: O pró-reitor de Pesquisa, André Narvaes, aparece em primeiro plano com microfone na mão. Ao fundo, há a projeção da apresentação de sua palestra

A Pesquisa também foi objeto de discussão durante o Planejamento Pedagógico do Campus Rio Pomba. No dia 6, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG, André Narvaes, apresentou como tem sido o trabalho desenvolvido nesta área na instituição e propôs discussões sobre o futuro. “O Campus Rio Pomba está à frente de outras unidades na questão da pesquisa. Basta vermos a quantidade e a qualidade do que é produzido aqui”. Apesar do elogio, ele acredita que é possível expandir essa atuação, atendendo, principalmente, os anseios da comunidade regional.

Ele explica que os Institutos Federais devem se voltar para pesquisa aplicada. “Temos que levar respostas para a sociedade”. Para ele, os pesquisadores devem colocar em prática o que aprenderam em seus trabalhos e cursos de pós-graduação. “A metodologia científica serva para que tenhamos a capacidade de refletir sobre determinado assunto e responder dúvidas relevantes para a comunidade. Não necessariamente falaremos sobre o que pesquisamos no mestrado. Temos a capacidade de dar o retorno para a sociedade do que ela realmente precisa”.

Para definir os temas das pesquisas a serem realizadas, ele sugere que a comunidade acadêmica reflita sobre algumas questões. “Que respostas você pode trazer para melhorar o mundo? Na Zona da Mata, quais são os principais desafios? Onde o IF pode contribuir? Onde você pode contribuir neste contexto? Quem são os parceiros estratégicos para este processo? Até onde vai na resolução do problema?”.

Como forma de encontrar respostas científicas para os problemas da sociedade, ele tratou também sobre a inovação. “Inovação deve ser entendida em sentido amplo. Temos que parar de achar que somente patente é sinônimo de inovação. Tem espaço para todo tipo de projeto. Assim, temos que pensar cada vez mais em número de parcerias, transferência de tecnologia, número de vidas salvas, postos de trabalho, melhora de índices educacionais, melhoria das instituições, novos empreendimentos. Isso é inovar!”