Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 07 > Lei sobre auxílio à área cultural é tema de cartilha de projeto de extensão

Lei sobre auxílio à área cultural é tema de cartilha de projeto de extensão

A legislação referente ao material publicado esta semana faz homenagem a Aldir Blanc, compositor que faleceu vítima da Covid-19.

O Governo Federal vai repassar a estados e municípios R$ 3 bilhões para serem investidos em ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante a pandemia. A forma de distribuição e definição de quem tem direito ao benefício constam da Lei 14.017, de 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc. A norma, que recebeu o nome do compositor que faleceu de Covid-19 em maio, é o tema da mais nova cartilha do projeto de extensão “Legislação acessível em tempos de pandemia”.

Conheça o documento

Neste material, os estudantes de Administração e Direito explicam que os trabalhadores da cultura poderão receber três parcelas sucessivas, prorrogáveis por mais duas, de R$ 600, assim como no Auxílio Emergencial. Mas, para ter direito, é preciso que o profissional cumpra alguns requisitos, tais como ter atuado na área artística e cultural nos 24 meses anteriores à publicação da lei, não ter emprego formal ativo e estar inscrito em um dos cadastros oficiais.

Também têm direito a recursos espaços, micro e pequenas empresas, cooperativas, instituições e organizações culturais. Eles poderão receber de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Em contrapartida, quando retomarem suas atividades, deverão realizar ações voltadas a alunos de escolas públicas ou em espaços públicos de sua comunidade de forma gratuita.

Saiba mais informações na cartilha