Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 12 > Retrospectiva 2022: o ano em que a terra parou… e o IF voltou!
conteúdo

Ensino

Retrospectiva 2022: o ano em que a terra parou… e o IF voltou!

Não foi fácil, mas a comunidade do Campus JF manteve-se firme no propósito de fazer a educação pública, gratuita e de qualidade acontecer. Relembre conosco a caminhada durante um ano que ficará para a história.

UFA! 

Pode bufar. 2022 está chegando ao fim e estamos mais vivos do que nunca. Depois de anos e anos dentro de um só, chegamos ao final salvos, não tão sãos, mas muito melhores do que tempos tão duros nos permitiram enxergar. 

Como terminamos algo quando nem sabemos onde começou? Os dois últimos anos de pandemia foram tempos quase indistinguíveis: o ano acabou - mas continuávamos em casa, um novo ano letivo começou - mas continuávamos em casa. A esperança da retomada era o desejo por um novo início, mas também, por um novo final - e chegamos! 

Não foi fácil, nós sabemos, mas entre calços e percalços, a comunidade do Campus JF manteve-se firme no propósito de fazer a educação pública, gratuita e de qualidade acontecer. Dentro do possível, realizamos o que em tempos pandêmicos parecia impossível! Relembre conosco um resumo da longa caminhada durante o ano que nos trouxe ao “novo normal”.  

Começamos já de uma forma difícil: pela segunda vez, o maior evento do Campus não pode acontecer presencialmente, mas não deixamos a peteca cair. A 11ª edição da SECITEC aconteceu de forma on-line e contou com a surpresa da primeira semana do estagiários e egressos, um evento para integrar alunos e ex-alunos do Instituto numa troca de experiências acadêmicas e profissionais.

Quando falamos em fazer acontecer, não estávamos brincando. As aulas remotas não diminuíram a qualidade dos projetos desenvolvidos por aqui. Três premiações nacionais (Campus Mobile, FEMUR e Olimpíada Nacional de Ciências): tá bom, ou quer mais? 

Fecha os olhos e abre a mão: em março chegou a surpresa que todos esperávamos, finalmente o retorno presencial tinha data para acontecer: 4 de abril de 2022 (não tinha nem roupa pra isso)!

Após mais de dois anos de ensino remoto, o retorno presencial foi repleto de esperança entre os veteranos e os que estavam chegando ao Campus pela primeira vez. É claro, ainda faltava poder reencontrar os amigos sem máscara, abraçar, ficar pertinho… mas o início de tudo.. ah… aquece o coração só de lembrar! 

Do retorno até as férias do meio de ano não teve moleza: começamos a oferecer dois cursos novos (a especialização "Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental" e a graduação em Engenharia Elétrica), ampliamos o nosso impacto na comunidade externa oferecendo cursos gratuitos, realizando novas parcerias e voltamos com um dos projetos mais integradores do campus, o Visite o IF. Vários alunos do ensino fundamental da rede pública e privada tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez a nossa estrutura e todas as possibilidades que existem aqui dentro, se vocês pudessem ver os olhinhos deles brilhando...

Os alunos retornaram das férias bronzeados, e nós, um pouco mais bonitos! A nova versão do Manual do Aluno deixou todas as informações cruciais para os integrantes do Instituto mais acessíveis e aproveitou para estrear uma nova identidade visual para o Campus, presente em todos os documentos úteis para os estudantes.  

Nem só de trabalho vivem os colaboradores do Instituto! Depois de muitos anos sem uma confraternização geral, o Campus JF comemorou o dia do servidor público em conjunto com todos os servidores, terceirizados e estagiários. Feijoada, música ao vivo e sorteio de vários brindes fizeram a integração daqueles que trabalham a favor de uma educação de qualidade (será que vai ter outra ano que vem?).   

Até que enfim! Depois de duas edições remotas, a SECITEC voltou com tudo: mais de 60 atividades foram anunciadas durante todas as grades de horário durante a semana. E teve de tudo: dança, minicursos, palestras, apresentações culturais… sem contar o show de participação dos alunos! 

Confira o vídeo de balanço do evento (a Regina não é uma fofa?!): 

 

Para fechar o ano com chave de ouro (literalmente), nossos estudantes-atletas brilharam nos Jogos das Instituições Federais (JIF). Fomos medalhistas na fase regional e classificados para a etapa nacional com as equipes de vôlei feminino e xadrez masculino.

Dezembro chegou e o Papai Noel passou um pouquinho mais cedo pelo Campus. O projeto IF Solidário realizou o sonho de natal de 44 crianças da organização Amigos Mãos Abertas (AMA). Cada uma escreveu uma cartinha com um pedido de presente que foi atendido pelos colaboradores do Instituto. O Campus JF ainda enviou mais de 700 itens como brinquedos e materiais escolares para a instituição! 

Aos poucos, vimos o vazio do pentágono ser preenchido pelos alunos correndo de um bloco para outro, pelos amigos reunidos durante os intervalos numa aura quase mágica: o Campus Juiz de Fora voltando a respirar. Agora, podemos suspirar juntos e assistir ele se esvaziar novamente um pouco mais esperançosos, celebrando o fim que aponta um 2023 repleto de novos caminhos - assim como sonhamos durante dois longos anos. 

O protagonista dos novos rumos que chegarão em 2023 é você! Estamos ansiosos para continuar construindo a sua história. Desejamos a todos os nossos estudantes, servidores e terceirizados um final de ano repleto de esperança, amor e realização, assim como foi o ano de 2022 em nossa instituição. 

Nos vemos em 2023! 

 

Por Fábio Kelbert, estagiário sob supervisão de Laura Chediak.