Resultado final para projetos de iniciação científica é divulgado
19 projetos foram aprovados para a rede feral do sudeste de Minas. Quatro destes serão desenvolvidos no Campus Juiz de Fora.
19 projetos foram aprovados para a rede feral do sudeste de Minas. Quatro destes serão desenvolvidos no Campus Juiz de Fora.
Discentes integrantes de projetos de pesquisa, ensino e extensão podem apresentar até duas propostas para receberem subsídio em apresentações de trabalhos em congressos e eventos
Wagner da Cruz Seabra Eiras, do Núcleo de Física, desenvolveu o trabalho “Protagonismo autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas na Educação em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
Trabalho foi feito pelo estudante Lucas Rocha Miranda na conclusão do curso de especialização em Sustentabilidade na Construção Civil.
Vinícius Pilate produziu um artigo derivado de sua tese de doutorado que trata de ecologia parasitária em serpentes nativas.
Wagner da Cruz Seabra Eiras, do Núcleo de Física, desenvolveu o trabalho “Protagonismo autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas na Educação em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
Ualison Dias está desenvolvendo uma pesquisa sobre eletrônica e processamento de dados.
Alunos terão treinamento para acessar as atividades. Uma comissão trabalha em calendário a ser divulgado em breve.
Trabalhos são resultado de cursos de mestrado realizados em Programas de Pós-Graduação em Administração.
O estudo mostrou que as atividades das áreas externas e banheiros são as praticadas com hábito menos consciente de utilização da água pelos usuários.
O grupo surgiu há cerca de três anos seguindo o caminho do avanço das novas tecnologias na área da saúde. Durante o isolamento social, as atividades continuam normalmente, com reuniões feitas por videoconferência.
O trabalho foi desenvolvido pelo engenheiro sanitarista e ambiental Igor Nogueira de Oliveira, no curso de especialização em Sustentabilidade na Construção Civil.
Propostas fizeram parte do trabalho de conclusão de curso do estudante Romário Pita na pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil.
Trabalho finalizado em 2019, discorre sobre o incentivo ao protagonismo autônomo de crianças do ensino fundamental, através de brincadeiras científicas investigativas.
O professor Antonio Gasparetto Junior, do Núcleo de História, vem desenvolvendo esta pesquisa para o seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).
O artigo foi elaborado pelo ex-aluno Engenharia Mecatrônica Augusto Laviola e teve a orientação dos professores Felipe Gomes e Isabela Miranda.
Coletânea organizada pelo professor Antonio Gasparetto Júnior, do Núcleo de História, traz nove trabalhos que faz uma constatação ao leitor das inúmeras possibilidades de pesquisa no campo no Brasil.
Documento traz orientações sobre procedimentos para resguardar bolsas e demais atividades de pesquisa durante a suspensão das atividades presenciais por conta do Coronavírus.
O trabalho foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista Joyce Falci de Aguiar Rodrigues, no curso de especialização em Sustentabilidade na Construção Civil.
Marlon Alcântara, professor do Núcleo de Física, teve o artigo publicado na Science & Education, de elevado impacto acadêmico.
"É necessário um olhar mais sensível da Instituição para essa população que tanto contribuiu para o sucesso e bom desempenho que o IF Sudeste MG vem experimentando nos últimos anos”, explica o servidor Geovanne Barbosa Morgado.
Letícia de Souza Scotelano atua na Coordenação de Assistência Estudantil e elaborou este trabalho durante seu mestrado em Administração Pública na UFJF.
O trabalho foi desenvolvido pela bibliotecária Vânia Márcia de Paula no programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Tema foi desenvolvido por Leandro Talma de Paula no mestrado profissional em Administração Pública da UFJF.
Trabalho foi elaborado pela servidora Isabel Cristina Ferreira em sua dissertação de mestrado no programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Um sistema de captação de água da chuva alimentado por energia fotovoltaica foi apresentado em pôster e recebeu a distinção de pesquisadores 1A do CNPq.
Conclusão é do servidor técnico-administrativo Felipe Volpato que propôs uma metodologia para ser aplicada aos ex-alunos do Campus Juiz de Fora.
Podem se inscrever, até dia 10 de setembro, alunos dos primeiros anos do ensino médio integrado. Candidatos terão que “colocar a mão na massa”.
Grupo formado por alunos e professores dos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática conquistou a terceira colocação.
Projetos de extensão foram desenvolvidos no Campus Juiz de Fora entre 2018 e 2019 e apresentados no Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar em junho deste ano.