Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > “Vai Planeta": A reciclagem do papel e sua importência (2018)

“Vai Planeta": A reciclagem do papel e sua importência (2018)

Período: Maio/2018 a Dezembro/2018. Concluído!

Descrição: O objetivo do projeto foi propor conhecimentos de educação ambiental e reciclagem às pessoas da comunidade a fim de inseri-los no processo de transformação do seu próprio meio, tendo como público alvo crianças maiores de 6 anos, trabalhadores e população em geral, beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda, públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação. O projeto foi realizado a partir de oficinas de interação com os participantes adaptando suas necessidades cotidianas aos conhecimentos de reciclagem. Os grupos foram divididos conforme o nível de conhecimento e faixa etária dos participantes a fim de atender aos interesses comuns a cada grupo. Contou com o apoio de um estudante dos Curso Técnicos (matriculado no Polo ETec de Ubá). As atividades foram realizadas a partir de encontros semanais na sede da associação do Bairro São Domingos (Casa Semear) e no Bairro Vila Casal (Patronato São José) em horários e dias que definidos junto aos participantes. A relação destes foi definida pela própria direção da associação e da Administração do Patronato São José que já possui o cadastro e tem conhecimento das necessidades das pessoas do bairro. Assim, o projeto buscou contribuir para o processo de democratização da informação, oferecendo aos participantes maior atuação na vida em sociedade estimulando o debate e avaliação das ações em comunidade. Inserir pessoas tanto no trabalho quanto nas atividades cotidianas com conhecimento prático, agregando valor à sua experiência de vida e oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências que atendam aos interesses sociais, econômicos e ambientais da sociedade em que vivem e atuam.

Alunos envolvidos: Maria D’Ajuda Santos de Oliveira (bolsista)

Coordenação do projeto: Eduardo Pereira da Rocha

Orientador: Heudes Eduardo Rogério

Programa: PIAEX - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais