Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > Projeto semear: inserção de adolecentes e jovens em contextos educacionais (2019 - Atual)

Período: Junho/2019 a Dezembro/2019. Em andamento!

Descrição: O objetivo do projeto é Democratizar o acesso aos diversos conteúdos educacionais tais como: informática, inglês, educação ambiental, arte, música, letramento digital, oficinas de leitura e escrita, oficinas de redação, empreendedorismo, entre outros, a fim de contribuir para a promoção social dos adolescentes e jovens residentes em bairros carentes de Ubá e que também vivam em situação de risco social. Possui como público alvo: trabalhadores e população em geral; estudantes da educação de jovens e adultos; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda; públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação; Adolescentes e jovens em situação de risco social; adolescentes atendidos pelo Patronato São José (instituição filantrópica católica) no Bairro Vila Casal; adolescentes e jovens atendidos pela Casa Semear (instituição filantrópica protestante) no Bairro São Domingos. O projeto será refletido conjuntamente com as instituições parceiras atentando sempre às necessidades dos adolescentes e jovens participantes. As demandas, por sua vez, serão planejadas, analisadas e selecionadas para a elaboração das oficinas, mesas de discussão e debates. As atividades do projeto serão executadas em salas de aula, espaços ao ar livre, salas de reunião e em alguns momentos nas instalações do campus Ubá mediante o planejamento realizado entre a direção das instituições e da equipe participante. Especificamente nos laboratórios de informática, serão ministradas oficinas divididas em cinco tópicos: Introdução à informáticas; Editores de textos; Editores de planilhas; Editores de apresentações gráficas; Acesso à internet. As oficinas que abordarão os demais temas (inglês, educação ambiental, arte, música, letramento digital, oficinas de leitura e escrita, oficinas de redação, empreendedorismo, entre outros), serão organizadas pelo bolsista e coordenador do projeto que, junto à equipe de professores e servidores do campus Ubá e equipe de funcionários e colaboradores das instituições parceiras, estarão pensando e construindo tanto as metodologias quanto os materiais didáticos necessários para a execução das mesmas. Assim, o projeto busca propor conhecimentos  que envolvam diversos conteúdos educacionais tais como: informática, inglês, educação ambiental, arte, música, letramento digital, oficinas de leitura e escrita, oficinas de redação, empreendedorismo,  entre outros, a fim de contribuir para a promoção social dos adolescentes e jovens residentes em bairros carentes de Ubá e que também vivam em situação de risco social.

Alunos envolvidos: Leonardo Silva da Costa (bolsista)

Coordenação do projeto: Gilson Soares Toledo

Equipe Extensionista: Nuno Álvares Felizardo Júnior; Aline Lucarelli Lavorato; Fernanda Reiff; Heudes Eduardo Rogério

Programa: PIAEX - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais