Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > Orientação empreendedora: uma ação de suporte a microempresários de Ubá (2019 - Atual)

Período: Junho/2019 a Dezembro/2019. Em andamento!

Descrição: O objetivo do projeto é o atendimento aos micro e pequenos empresários que desejam ser elegíveis no processo de licitação da prefeitura municipal de Ubá, auxiliando nas demandas inerentes ao processo burocrático e orientando sobre documentação necessária para pleito as licitações. Possui como público alvo microempreendedores de Ubá e Região. O projeto se propõe a orientar as pessoas durante o processo de empreender para que este não seja um percurso sem orientação e planejamento. Para este fim, serão realizados atendimentos diários pelos bolsistas de forma orientada. Para tanto, primeiramente foi realizado um convênio com a Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR), que tem como foco a orientação de micro e pequenos empresários os processos de abertura e legalização de suas empresas. O projeto, em específico, oferecerá suporte a uma lacuna não atendida pela agência, a emissão de notas fiscais. Além desse atendimento, o projeto também oferecerá orientação para que os microempreendedores aprendam a participar dos processos licitatórios disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Ubá. Com isso, por meio dessas orientações, empreendedores de Ubá e região poderão se beneficiar deste suporte que tem como objetivo maior, contribuir com a economia regional e consequentemente melhor distribuição de renda. Entre outros resultados esperados desta orientação, ressalta-se o estreitamento com a ADUBAR e a Prefeitura Municipal de Ubá gerando novas oportunidades e aprimoramento do projeto. Cabe ressaltar, neste tópico, a importância do colaborador externo para o desenvolvimento do projeto. Devido a expertise inerente a área administrativa, o suporte direto do bolsista externo apoiará o bolsista vinculado nas técnicas administrativas e relacionais do campo da administração já que, por hora, nossos cursos ofertados não têm em seu cerne estes conhecimentos compartilhados.

Alunos envolvidos: Bruna Marins Teixeira (bolsista)

Coordenação do projeto: Nuno Álvares Felizardo Júnior

Orientador: Gilson Soares Toledo

Programa: PIAEX - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais