Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > Desenvolvimento de Micro e Pequenas empresas: Tecnologia da Informação como ponte para o processo licitatório (2018)

Período: Maio/2018 a Dezembro/2018. Concluído!

Descrição: O objetivo do projeto foi desenvolver um Sistema Online em computadores com portabilidade e dispositivos móveis que seja capaz de otimizar os processos de divulgação através de alertas e informações classificadas por área interesse dos empresários em novas demandas dos processos licitatórios de órgãos públicos de Ubá e região, assim, orientando os micro e pequenos empresários de Ubá para se tornarem elegíveis para concorrência com transparência nos processos licitatórios. Teve como público alvo empreendedores potenciais para se tornarem elegíveis para concorrer a licitações da prefeitura municipal de Ubá. Agência de desenvolvimento de Ubá e Região – ADUBAR / Laboratório de informática do Campus Avançado de Ubá. A equipe do projeto  atuou em conjunto – devido à interdisciplinaridade que caracteriza os componentes – nas fases de coleta, entendimento, organização, execução e divulgação do software/aplicativo. As atividades desenvolvidas no projeto foram: Entendimento do processo licitatório. Desenho do projeto de execução do software de acordo com as informações levantadas. Elaboração da plataforma de suporte ao Software/Aplicativo. Divulgação do aplicativo para os micro e pequenos empresários de Ubá e região. Pedido de patente através do NITT. Assim, o projeto buscou Aumento de capital transitório na região, reflexos no desenvolvimento e renda da região e o cumprimento do papel social do IF e maior visibilidade para seus esforços.

Alunos envolvidos: Lucas Rodrigues Medeiros (bolsista); Julie Silva Pereira (bolsista); Henrique Antonieto Bedendo (voluntário)

Coordenação do projeto: Nuno Álvares Felizardo Júnior

Orientador: Heudes Eduardo Rogério

Co-orientador: Alex Fernandes; Gilson Soares Toledo