Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > Orientação empreendedora: uma ação de suporte a microempresários de Ubá (2017)

Orientação empreendedora: uma ação de suporte a microempresários de Ubá (2017)

Período: Outubro/2017 a Dezembro/2017. Concluído!

Descrição: O objetivo do projeto foi orientar as pessoas durante o processo de empreender para que este não seja um percurso sem orientação e planejamento, tendo como público alvo microempreendedores de Ubá e Região. O projeto objetivou orientar as pessoas durante o processo de empreender para que este não seja um percurso sem orientação e planejamento. Para este fim, foram realizados atendimentos diários pelos bolsistas de forma orientada. Para tanto, primeiramente foi realizado um convênio com a Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR), que tem como foco a orientação de micro e pequenos empresários os processos de abertura e legalização de suas empresas. O projeto, em específico, ofereceu suporte a uma lacuna não atendida pela agência, a emissão de notas fiscais. Com isso, por meio desta orientação, empreendedores de Ubá e região puderam se beneficiar deste suporte que teve como objetivo maior, contribuir com a economia regional e consequentemente melhor distribuição de renda. Entre outros resultados desta orientação, ressalta-se o estreitamento com a ADUBAR e a Prefeitura Municipal de Ubá gerando novas oportunidades e aprimoramento do projeto. Assim, o projeto buscou o aumento dos empreendedores atendidos pela ADUBAR.

Alunos envolvidos: Tadeu Souza Pereira (bolsista); Andréia Nalon Corbelli (bolsista)

Coordenação do projeto: Nuno Álvares Felizardo Júnior

Orientador: Gilson Soares Toledo

Programa: PIAEX - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais