Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Ações e Programas > Formação Continuada para Letramento Digital e Metodologias Ativas na sala de aula (2019 - Atual)

Período: Agosto/2019 a Dezembro/2019. Em andamento!

Descrição: As questões sobre formação do professor têm sido bastante discutidas nos últimos tempos. Muitos educadores estão empenhados em buscar propostas e alternativas para a melhoria da formação docente e a integração das práticas educativas no mundo contemporâneo. Nessa direção, entendemos que duas abordagens importantes, hoje em dia, para aprimorar as práticas pedagógicas são as metodologias ativas e o letramento digital. A
primeira estimula a reflexão sobre o papel do professor como mediador entre o conhecimento e o a uno e propõe, assim, atividades centradas no aprendiz, enquanto a segunda incentiva o uso das tecnologias digitais para despertar o interesse do estudante ao atuar como agente na construção do seu próprio conhecimento. Com base nessas abordagens, esse projeto apresenta-se como uma oficina de formação continuada para docentes de escolas públicas de Ubá, a fim de discutir a literatura da área e produzir uma página na web com material didático interdisciplinar de amplo acesso.

Alunos envolvidos: seleção em andamento.

Coordenação do projeto: Fernanda de Abreu Reiff

Coorientador: Eduardo Pereira da Rocha; Gisele de Freitas; Aline Lucarelli Lavorato

Programa: Edital 03/2019 Extensão Tecnológica/Técnologia Social- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais