Anais do Simpósio de Pesquisa da Secitec 2025 são publicados
Documento reúne trabalhos apresentados durante o evento e destaca a produção científica do Campus JF.
Documento reúne trabalhos apresentados durante o evento e destaca a produção científica do Campus JF.
Em seu oitavo ano consecutivo, a cooperação Russo-Brasileira entre o IF Sudeste MG e a Universidade de Tomsk reforçou os laços acadêmicos com a apresentação de 21 trabalhos de alta qualidade durante a SECITEC 2025.
Evento aproxima estudantes de debates atuais sobre mobilidade, desenvolvimento e políticas públicas
Participação é gratuita e exclusiva para estudantes que concluírem o curso até 28/01.
Propostas poderão ser enviadas até 3 de novembro e comporão a programação da Secitec 2025.
Iniciativa do Núcleo de Eletrônica e Automação analisa produtos descartados para identificar defeitos e propor soluções sustentáveis.
A servidora técnica-administrativa Michele Carvalho Lopes de Paiva desenvolveu parte de seu mestrado em Portugal, com estudantes da graduação no Instituto Politécnico de Bragança.
Ação pedagógica integrou teoria e prática, com foco na identificação de desafios da piscicultura e no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis.
Projeto “Corpo e Mente” prevê intervenções em prol da saúde física e mental dos colaboradores da unidade
Pesquisa liderada pelo professor Thiago Rodrigues Oliveira aplica sistema supervisório para fabricação do produto, aprimorando controle de qualidade e formação acadêmica.
Prazo vai até o dia 07 de abril para eventos que serão realizados até julho. Uma nova oportunidade para o segundo semestre está prevista entre 03 e 16 de junho.
O Negeds tem como missão ser um multiplicador de educação para a convivência e respeito à diversidade no Campus JF.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente entre os dias 05 e 09 de fevereiro. São oferecidas 48 vagas.
A docente Judith Araújo representou, no Uruguai, a pesquisa desenvolvida em parceria com estudantes da graduação no Campus.
Método de ensino foi descrito em artigo científico publicado na revista acadêmica “A Física na escola”, levando os estudantes a uma jornada histórica sobre o desenvolvimento dos instrumentos óticos e suas conexões com a arte, ciência e sociedade na República Holandesa do século XVII.
Interessados podem enviar propostas até o dia 04 de agosto. Evento integra a programação da Secitec que acontece entre os dias 02 e 06 de outubro.
Estudantes e servidores podem enviar trabalhos para o Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação 2023 do Campus Juiz de Fora e também solicitar auxílio financeiro para participação em eventos acadêmicos.
Prazo vai até o dia 31 de julho. O benefício prevê o pagamento da taxa de inscrição de até R$ 500 e auxílio para o transporte, a hospedagem e a alimentação em eventos que serão realizados no segundo semestre de 2023.
Estão sendo ofertadas vagas que não foram preenchidas no último processo seletivo. Podem se inscrever alunos concludentes ou graduados em licenciaturas e áreas correlatas de ciências.
Entre os dias 21 e 25 de novembro, mais de 60 atividades culturais, de ensino, pesquisa e extensão ofereceram momentos de descontração e aprendizado.
Em parceria com a ALICER, o projeto tem o intuito de reaproveitar folhas de provas, trabalhos e cadernos que seriam descartados pelos alunos e colaboradores do Instituto.
Os participantes podem acessar o documento pela plataforma Sistema Geral de Eventos (SGE).
A defesa foi apresentada pela engenheira Danielle Rios Garcia como conclusão da especialização em Sustentabilidade na Construção Civil
A defesa foi apresentada pelo engenheiro sanitarista e ambiental Gustavo Ferreira Nunes Moura na especialização em Sustentabilidade na Construção Civil
O artigo é fruto de pesquisa desenvolvida pela professora Narah Costa Vitarelli, do Núcleo de Biologia. A publicação contou com parceria de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Instituto de Botânica de São Paulo e do Real Jardín Botánico de Madrid (RJB-CSIC), da Espanha.
A proposta foi apresentada pelo arquiteto e urbanista Paulo Victor Yamim Pereira para a conclusão do curso de pós-graduação Sustentabilidade na Construção Civil
Rosana Porto, do Departamento de Educação e Tecnologia, realizou um estudo de caso em que entrevistou professores, alunos e egressos.
Para Alessandro Del’Duca Teixeira, a situação atual de pandemia mostra como a ciência, a tecnologia, a pesquisa e o conhecimento são fundamentais para enfrentar os mais diversos e difíceis problemas.
As mesas temáticas do evento foram transmitidas no canal de Youtube do campus. Ao todo, 48 trabalhos foram apresentados.